Por tamyres.matos

Rio - A partir desta quinta-feira, qualquer tipo de pesca — artesanal, profissional e amadora — está proibida na Lagoa de Araruama, Região dos Lagos. Defeso total é inédito no maior complexo lagunar de água salgada do mundo, com 220 km². Por noventa dias, capturas de siris, camarões e peixes ficarão suspensas.

A restrição à pesca atinge as cidades de Saquarema, Araruama, São Pedro d’Aldeia, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Para respeitar o defeso, pescadores cadastrados receberão mensalmente um salário mínimo (R$ 680) no período. A penalidade para quem não respeitar o defeso será de advertência, seguida de recolhimento do material e multa.

A pesca na lagoa está proibida entre 1º de agosto e 31 de outubro e artesanais cadastrados receberão um salário mínimo no períodoDivulgação

Nesta quinta-feira, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e o chefe da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, coronel José Maurício Padrone, comandam uma megaoperação, com apoio de agentes da Polícia Ambiental Marítima, a partir de São Padero d’Aldeia.

Por mês, são retiradas 80 toneladas de pescado da Lagoa. Estudo feito apontou a necessidade de proibição à pesca neste período para aumentar a reprodução das espécies.

Biólogo marinho, Marcelo Zspilman comemora a iniciativa: “A notícia é muito boa e necessária para recuperar os estoques das populações. E os impactos serão muito positivos para o meio ambiente e para o futuro dos próprios pescadores, que agradecerão”.

Você pode gostar