Rio - A prefeitura de Macaé está oferecendo 600 vagas em cursos de qualificação profissional através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). As oportunidades serão destinadas a jovens de 18 a 29 anos alfabetizadas, mas que não concluíram o Ensino Fundamental.
Os cursos abrangem as áreas de aperfeiçoamento ligadas à Indústria, Administração, Comércio e Serviço Hospitalar. Os cursos têm duração de 18 meses e a previsão é que aconteçam no horário noturno. As inscrições podem ser feitas nos núcleos da juventude: Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, em Glicério; Colégio Municipal Doutor Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto; Colégio Municipal Engenho da Praia, no Engenho da Praia e Balneário Lagomar, no Lagomar. Cada núcleo vai contar com cinco turmas de 40 alunos.
O programa oferece ainda auxilio financeiro aos jovens atendidos. Além de concluir o Ensino Fundamental e se qualificar, o aluno receberá uma bolsa mensal de R$ 100. Para receber o auxilio, os alunos precisam ter 75% de frequência e entregarem no mínimo 75% dos trabalhos solicitados.