Por bferreira

Rio - Imagine tranformar, em casa, garrafas PET em qualquer objeto plástico que você imaginar: bijuterias, vasos, brinquedos e até sapatos! Uma parceria entre o rapper americano Will.i.Am e a Coca-Cola criou uma impressora 3D doméstica capaz de fazer matéria-prima deste tipo de lixo, responsável por poluir praias e oceanos em todo o mundo.

Cartuchos da impressora são feitos com plástico PET derretidoDivulgação

A EkoCycle Cube custará 1.199 dólares (cerca de R$ 2,6 mil) e tem lançamento previsto para ainda este ano. Não será preciso derreter as próprias garrafas em casa para criar material para a impressora, mas sim utilizar cartuchos produzidos com os recipientes reciclados. De acordo com a empresa 3D Systems, que fabrica o equipamento, cada cartucho equivale a três garrafas plásticas reaproveitadas. Para facilitar a criação dos novos objetos (que só poderão ter até 15 centímetros quadrados e ser impressos em plástico transparente, vermelho, preto ou branco), os usuários contarão com um aplicativo para celular que envia diretamente imagens à impressora.

“Este é o início de um estilo de vida mais sustentável”, declarou o vocalista da banda Black Eyed Peas, diretor de criação da impressora. Will.i.Am também já desenhou um relógio inteligente e modelos de fones de ouvido.

Você pode gostar