Por karilayn.areias

Rio - Em tempos de ameaça de desabastecimento de água, um videogame busca conscientizar os jovens sobre conflitos e dificuldades relacionados ao uso e conservação deste bem natural. O ‘Água em Jogo’ simula os impactos das ações do homem sobre os recursos hídricos de uma bacia hidrográfica fictícia. O desafio do jogador é garantir água em quantidade e qualidade para os moradores e as futuras gerações. O jogo, gratuito, pode ser baixado em www.aguaemjogo.com.br.

Jogo foi lançado pelo Projeto Água - Conhecimento para Gestão (convênio entre a Agência Nacional de Águas%2C a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu e Itaipu Binacional)Reprodução

A novidade foi lançada pelo Projeto Água - Conhecimento para Gestão (convênio entre a Agência Nacional de Águas, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu e Itaipu Binacional). No jogo, a bacia é formada por vários cenários: áreas industriais, rurais e residenciais, entre outras. Cada região tem necessidades diferentes em relação à água. O jogador, que assume o papel de administrador, decide como será usada.

Se ele identificar, por exemplo, que uma indústria está consumindo muita água e poluindo, pode tirar a licença de uso de recursos hídricos até que a situação se regularize. O administrador pode fiscalizar, cobrar pelo uso da água e investir em melhorias, como plantio de mata ciliar e construção de estações de tratamento de esgoto.

Mas podem acontecer eventos inesperados, como secas ou inundações. As decisões tomadas pelo jogador irão somando (ou diminuindo) pontos. Os cem melhores terão nomes registrados num ranking público.

O game pode ser utilizado por professores em sala de aula, para trabalhar com os adolescentes temas como água, meio ambiente, poluição, bacia hidrográfica, administração de recursos financeiros e mediação de conflitos, entre outros.

Você pode gostar