Por clarissa.sardenberg
Rio - Quantas árvores uma criança precisaria plantar para ‘anular’ a poluição que produz? Professores criaram uma ‘calculadora de dióxido de carbono (CO2)’, que verifica a quantidade do gás poluente produzida, por ano, nas idas e voltas ao colégio, no tempo debaixo do chuveiro e vendo televisão, entre outras atividades da rotina dos alunos.

A partir desta quantidade de CO2, acha-se o número de árvores que cada um deve plantar durante o período para amenizar os prejuízos causados ao meio ambiente. O CO2 é um dos gases que causam o efeito estufa. Ele é liberado na atmosfera quando combustíveis são queimados.

Alunos do Colégio Termomecanica: consciência ambiental Divulgação

A ferramenta foi desenvolvida por professores de do Colégio Termomecanica, em São Bernardo do Campo (SP), com a colaboração de um aluno da Faculdade de Tecnologia Termomecanica e os setores de Comunicação e Tecnologia da Informação da Fundação Salvador Arena. O serviço está disponível no site www.cefsa.org.br. 

“Incentivar o consumo consciente da água e energia, e ensinar conceitos de preservação do meio ambiente, refletindo com os alunos os prejuízos futuros caso isso não ocorra, são funções básicas da escola. A participação dos familiares também é muito importante”, afirma Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do colégio.
Publicidade