Por tabata.uchoa

Rio - Você já pensou em transformar a sua propriedade em Reserva Particular do Patrimônio Natural? Juntas, as RPPNs já somam 510 mil hectares de áreas protegidas em todo o Brasil. Em Macaé, no Norte Fluminense, uma campanha incentiva a criação de RPPNs. Proprietários de áreas com potencial de preservação estão sendo estimulados a criar reservas particulares. A ideia é ajudar a manter a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas, contribuir com a qualidade da cidade, a preservação de recursos hídricos e a amenização do clima.

Proprietários de áreas com potencial de preservação estão sendo estimulados a criar reservas particularesReprodução

Em contrapartida, o proprietário da terra ganhará isenção no Imposto Territorial Rural (ITR) sobre a região reconhecida como RPPN e ainda terá a possibilidade de obter financiamentos de projetos ambientais e prioridade na análise de projetos encaminhados ao Fundo Nacional do Meio Ambiente.

A criação da reserva só pode ser solicitada pelo legítimo proprietário, sendo pessoa física ou jurídica, e não implica na perda dos direitos sobre a propriedade. A região ainda pode ser criada em área urbana ou rural, desde que comprovada a sua relevância ecológica. Uma vez certificada pela Secretaria Estadual de Ambiente, em caráter perpétuo, a área não pode sofrer qualquer tipo de degradação.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

PASTO ENRIQUECIDO COM BIOCARVÃO

O pasto enriquecido com biocarvão cresce mais do que o pasto apenas com adubo tradicional. O incremento, que chega a 41%, faz parte de uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), em parceria com a Embrapa Agrobiologia e o Norwegian Geotechnical Institute (NGI), em Seropédica.

De olho na agricultura familiar, os pesquisadores também estão testando o biocarvão no reflorestamento das espécies nativas. Eles analisaram a interação do biocarvão com três espécies nativas da Mata Atlântica (Pau-jacaré, Tarumã e Ingá). Os resultados preliminares mostram que as mudas cresceram mais de 40% .

BOAS AÇÕES EM DIA

União Europeia, Fundação Planetário e WWF-Brasil abrem dia 30 a ‘Semana do Clima - Somos Todos Responsáveis’. São oito dias de exposições e debates sobre mudanças climáticas.

O RIOgaleão leva boas práticas ambientais a 35 jovens da comunidade de Tubiacanga, no entorno do Aeroporto.

MRS Logística e ONG Escola de Gente levam palestras e oficinas da campanha Teatro Acessível ao Rio e mais 11 cidades.

Você pode gostar