Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Uma paradinha na correria da cidade para sentar, descansar ou bater papo em uma miniárea de lazer, em plena vaga de estacionamento. É o que propõe o programa Paradas Cariocas, aprovado há quase um ano pela Prefeitura do Rio e que, para sair do papel, agora depende de financiamento coletivo.
Um dos projetos de intervenção urbana criados para implementar as Paradas Cariocas este ano, o Vaga Viva Ciclo Orgânico foi selecionado por uma parceria entre a Natura e a plataforma de crowdfunding Benfeitoria. A cada R$ 1 arrecadado pelo site, a Natura irá investir mais R$ 1 até atingir a meta financeira.
Publicidade
O parklet, como é conhecido esse tipo de espaço público, funciona como uma extensão da calçada sobre a rua, em uma pequena área de convivência sustentável e acolhedora.
Em um dia%2C duas vagas recebem 40 carros. Pelo parklet podem transitar até 400 pessoasDivulgação

O projeto propõe usar duas vagas e terá composteira, horta vertical de floreiras em bambu, sistema de captação de água da chuva interligado a um canal de irrigação, placa solar para alimentação de duas lâmpadas LED e estação de coleta de pilhas, baterias e celulares.

O lixo recolhido da composteira pelo Coletivo Vaga Viva — formado por arquitetos urbanistas, designers e produtores — ainda vai virar adubo e gerar renda. Para ajudar a campanha basta entrar no endereço https://benfeitoria.com/vagaviva.

GÁS DE COZINHA PARA AQUECER A ÁGUA
Publicidade
As 50 famílias que ocuparão um prédio residencial de Niterói, a ser inaugurado em novembro, terão um custo 131% menor em suas contas por utilizar gás LP (o gás liquefeito de petróleo) em vez de energia elétrica para aquecimento da água.
O edifício Essence, energeticamente eficiente e sustentável, vai utilizar o combustível para aquecer a água das duchas para banho e das torneiras da cozinha e dos banheiros.
Publicidade
Será o primeiro prédio do Brasil a conquistar a certificação A pelo Inmetro em eficiência energética no sistema de aquecimento de água. O projeto foi desenvolvido pela Supergasbras e teve consultoria do Sindigás.
Edifício Essence%2C energeticamente eficiente e sustentável%2C vai utilizar o combustível para aquecer a água das duchas para banho e das torneiras da cozinha e dos banheirosDivulgação

BOAS AÇÕES EM DIA

As Lojas Americanas e a B2W Digital receberam, pelo segundo ano, o Selo Verde - Prêmio Chico Mendes 2015 pelas boas práticas socioambientais que realizam.

Moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, têm até dia 29 para se inscrever nos projetos da Usina Comunitária CSA, da Thyssenkrupp. As novidades do programa este ano são aulas de vôlei e o curso de educação para jovens e adultos.

Mais de 60 crianças atendidas pelo Centro Social E Aí Como é Que Fica?, na Rocinha, receberam kits escolares e alimentos doados pela seguradora Prudential do Brasil.
Publicidade