Por adriano.araujo

Rio - Criada há 15 anos em Irajá, Zona Norte do Rio, a Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo luta para oferecer o melhor atendimento às famílias de pacientes que vêm de várias partes do estado e do país para se tratar nos hospitais especializados na cidade. Os gastos com energia elétrica, no entanto, impactavam diretamente no orçamento da instituição, que sobrevive da ajuda de empresas e sociedade civil.

Um projeto que aposta na energia solar como fonte de eletricidade ajudará a casa a economizar R$ 540 mil em conta de luz ao longo dos próximos 30 anos. O valor economizado com a instalação de 28 painéis solares será integralmente revertido em melhoria no serviço de hospedagem oferecido pela instituição às famílias dos pacientes.

“Os recentes aumentos da conta de luz impactamnosso orçamento e limitam a nossa capacidade de melhorar os serviços”, afirma Wanderson Lima, administrador da casa.

A instituição conta com 30 leitos e já hospedou mais de 4 mil pessoas, crianças e seus acompanhantes, que não teriam condição de pagar pelos altos custos de hospedagem no Rio.

Por se tratar de energia limpa, o meio ambiente também agradece. “Em 30 anos, serão evitadas 70 toneladas de CO2 na atmosfera”, calcula Marcos Vilela, coordenador da iniciativa, que tem apoio da Sices Brasil e do Instituto PHI.

ARQUITETURA VERDE

A Vila dos Atletas carioca, a Ilha Pura, criou uma estação para tratar toda a água consumida em casa para lavar as mãos e tomar banho, de modo que possa ser reaproveitada em vasos sanitários e na irrigação do parque e também na reposição da água dos lagos. Isso deverá gerar uma economia de aproximadamente 40% no consumo de água total.

O local é o primeiro bairro planejado da América Latina a receber a Certificação LEED for Neighborhood Development (LEED para Desenvolvimento de Bairros), a mais exigente em termos de sustentabilidade no mundo. Ponto para o crescimento planejado e inteligente da Barra da Tijuca.

Condomínio tem estação para tratar toda a água consumida em casa para lavar as mãos e tomar banho%2C de modo que possa ser reaproveitadaDivulgação

BOAS AÇÕES EM DIA

A Lojas Americanas doou 5 mil livros para a Biblioteca Parque Estadual do Rio, beneficiando 1,5 milhão de estudantes em 2015. Essa e outras ações de responsabilidade social estão no Relatório Anual e de Sustentabilidade da companhia.

Professores e alunos do Colégio Estadual 10 de Maio, em Itaperuna, se uniram em mutirão para plantar espécies nativas da Mata Atlântica no entorno da escola. A ação torna as calçadas mais verdes e dá mais vida e cor à cidade.

O Colégio De A a Z arrecadou 1.259 doações na campanha Inverno Solidário para atender dependentes químicos, muitos em situação de rua, das dez casas de apoio da instituição Marathá.

Você pode gostar