Por tabata.uchoa

Rio - A cada 40 mil km rodados um veículo precisa trocar seus quatro pneus. Isso significa que para um carro que tenha vida útil de 400 mil km, serão gastos 40 pneus. No Brasil, são descartados mais de 160 milhões de pneus velhos todo ano. A boa notícia é que este material pode ser quase 100% aproveitado. Um bom exemplo vem de Cabo Frio, que está produzindo lixeiras a partir de pneus usados para colocar em áreas de proteção ambiental. Vinte já foram foram inseridas na Praia do Peró. A expectativa é confeccionar mais 80 para as demais praias da cidade. 

As lixeiras são furadas para não acumular água e contam com suporte de madeira de reflorestamento. Nelas há uma adaptação para restos de cigarros, que levam até cinco anos para se decompor no ambiente. Além de desafogar a geração de lixo, a iniciativa contribui para reduzir os focos de Aedes aegypti em pneus velhos abandonados ao ar livre e recolhidos pelo serviço de limpeza.

JOGO ONLINE ENSINA CRIANÇAS A 'RESOLVER' PROBLEMAS DAS CIDADES

Um jogo online gratuito ensina as crianças a proteger a natureza. No ‘Água e Poluição’ a criança é levada a um ambiente urbano onde precisa ‘gerenciar’ o problema. Torneiras que são esquecidas ligadas, carros com problemas no escapamento e indústrias poluidoras são algumas das situações. A novidade está no site www.clubinhosalvavidas.com.br.

Jogo online ensina crianças a 'resolver' problemas das cidades Reprodução

ESCOLA DE CIDADANIA

PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Duzentos moradores das comunidades de Pica-Pau, Cidade Alta e Itapemirim, em Cordovil, estão sendo capacitados em Informática básica e auxiliar administrativo. Iniciada em 2005, a Escola de Cidadania da White Martins já beneficiou mais de 2 mil pessoas e é uma oportunidade para inserção e recolocação no mercado de trabalho. As inscrições são feitas nas associações de moradores locais. A cada 100 caixas de tetrapak entregues, a companhia fornece kit com caderno e caneta produzidos a partir de material reciclado.

ESPAÇO DIVO

EMPRESAS ‘ABRAÇAM’ O CRISTO REDENTOR

Empresas cariocas estão se juntando para “abraçar” aquele que está sempre de braços abertos para o Rio. Uma rede de empresários já se mobiliza para ajudar na manutenção do Cristo Redentor. Um desses resultados é o espaço ‘Divo’, o quiosque oficial do Cristo, que ficará na altura da Rua Martim Afonso, na Praia do Leme. A renda obtida com as vendas será revertida para obras sociais do Santuário. A Arquidiocese vai poder explorar os quiosques até 2030 e economizará, com a parceria da Orla Rio, cerca de R$ 1,5 milhão.

BOAS AÇÕES

O Supermercados Princesa é o novo parceiro da campanha Cofrinhos, do Instituto Ronald McDonald. A partir desta terça-feira, 10 unidades da rede – sete no Rio e três em Niterói – passam a arrecadar o troco dos clientes para o apoio a projetos de combate ao câncer infantojuvenil. Desde que foi criada, em 2016, a campanha arrecadou cerca de R$ 30 mil em 23 lojas das redes Vianense e Campeão.

Quarenta jovens de comunidades próximas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro vão aprender temas como conservação de energia, bullying, direitos humanos e muito mais. Integrantes do projeto Pró-Florescer, eles vão participar de palestras e jogos lúdicos todas as sextas e sábados, até novembro. A iniciativa tem apoio do Furnas Educa, programa educacional desenvolvido pela empresa.

O projeto Repórteres do Bem, da rede Reinventar JornalistasRJ, reabre hoje sua agenda de visitas. A instituição selecionada é o Centro Bom Samaritano para a Terceira Idade, em Nova Iguaçu. Além de legumes, frutas e sucos, voluntários promoverão atividades para os idosos. A expectativa é desenvolver várias ações em diferentes locais este ano.

Você pode gostar