Por gabriela.mattos

Rio - O hidrogênio, usado nas mais variadas indústrias como forma de energia sustentável, já é uma realidade no Brasil e, mais precisamente, no Rio de Janeiro. Um exemplo foram os modelos de ônibus urbanos com tração elétrica, que circularam durante a Rio 2016, resultado de projeto realizado por Furnas em parceria com Coppe/UFRJ e Tracel, usando três tecnologias não poluentes.

Entre 17 e 22 de junho do ano que vem, a cidade sedia a WHEC, maior conferência mundial sobre o tema. Um pontapé para o desenvolvmento dessa energia é a criação da Associação Brasileira do Hidrogênio, que será lançada dia 5, no encontro Energia do Hidrogênio e Mobilidade, no hotel Windsor Barra. A entidade fará parte da IAHE (Associação Internacional para a Energia do Hidrogênio), formada por entidades de 30 países, que promove a WHEC a cada dois anos.

Alerta para conservar ambiente marinho

Foram 4.600 guimbas de cigarro, 600 tampas plásticas e 800 canudos. Este foi o resultado do mutirão de limpeza realizado dia 25, em Copacabana, que reuniu mais de 500 pessoas e retirou 350 kg de resíduos da praia. O trabalho vira vídeo que a WWF-Brasil e o Instituto Mar Adentro exibem a partir de amanhã, nas redes sociais. Além de identificar os tipos de lixo mais comuns na praia, a gravimetria serve para realizar o processo de reciclagem.

WWF-Brasil e o Instituto Mar Adentro exibem vídeo de trabalho nesta segunda-feiraAlvaro Duarte / WWF-Brasil

Gestão do uso da água

Responsável pela gestão das águas que abastecem 9 milhões de habitantes da Região Metropolitana, o Comitê Guandu completa 15 anos amanhã. A prioridade para este ano é a atualização do plano estratégico que estabelece diretrizes até 2025, num total de 65 programas. Até março foram R$ 1,7 milhão em recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

Boas ações

A ONG Recode lançou edital para selecionar e capacitar 92 bibliotecas públicas de todo o Brasil. Inscrições até dia 20 pelo site www.recode.org.br/conectabiblioteca.

Acontece hoje a primeira edição do mês da Feira do Caxias Shopping, que reúne produtores familiares rurais de alimentos sem aagrotóxicos, como frutas, verduras, legumes, flores e café.

Ainda em Duque de Caxias, alunos e ex-alunos do Colégio Cruzeiro participam neste fim de semana da construção de uma moradia de emergência em Jardim Gramacho, em parceria com a ONG Teto.

A terceira edição da Expo Arquitetura Sustentável acontece de terça a sexta no São Paulo Expo, junto à Feicon Batimat.

A Clínica da Alegria abriu inscrição para ‘palhaços’ voluntários. O ‘teste’ será dia 8, em Niterói. Informações pelo clinicadaalegria@gmail.com e 99733-8718.

Você pode gostar