Por lucas.cardoso
Rio - Carro exige manutenção. Deixar de fazer, ao longo do tempo, vai acarretar em problemas. Inclusive, pode até deixar o motorista na mão. Um levantamento do aplicativo ‘Easy Carros’, que conecta donos de veículos a profissionais de serviços automotivos, conta quais são os principais procedimentos que devem ser relizados nos veículos e a frequência de cada um deles.
O ideal é programar as revisões para manter sempre o automóvel em bom estado. Ao adquirir um carro zero quilômetro, por exemplo, o motorista deve saber que a cada seis meses — ou a cada 10 mil quilômetros rodados — é necessário fazer uma revisão. Nela, todos os sistemas do veículo são verificados, como motor, embreagem, freios, câmbio, suspensão, fios e cabos elétricos, bateria, pneus, ar-condicionado, além de apertar todos os parafusos e lubrificar diversas peças, entre outras checagens exigidas.
Revisões evitam ter o carro enguiçado de repente. Olho nos prazos para não ter problemasDivulgação

Fora a revisão programada, o carro precisa ainda de cuidados mais específicos, observados em períodos menores de tempo, que variam de acordo com a forma de uso pelo motorista. Nesta classificação, podemos citar a lavagem, a limpeza do filtro do ar-condicionado, do motor, entre outros.

CUIDADOS BÁSICOS

Na higienização do ar-condicionado, por exemplo, é preciso utilizar um produto especial para a limpeza do sistema de circulação de ar, que age diretamente contra o mau cheiro e protege contra fungos, bactérias e ácaros. O serviço deve ser feito a cada três meses.

Para quem é fumante, transporta crianças, animais de estimação ou tem algum tipo de alergia, a frequência desse tipo de serviço deve ser ainda maior. No motor, todas as partes da unidade são limpas (reservatórios, tampas de reservatórios, mangueiras, borrachas e parte interna do capô) com pincéis de cerdas macias, panos de microfibra e escova multiuso.

Publicidade
Já a troca de óleo lubrificante varia de acordo com cada carro. Em média, deve ser feita a cada 8 mil quilômetros rodados ou a cada quatro meses. O procedimento é feito de forma convencional. Ou seja, a extração da substância de dentro do motor é feita por baixo, pelo parafuso do cárter. O veículo é suspenso em uma rampa móvel e o profissional realiza o serviço. Junto dessa tarefa, é trocado sempre o filtro de óleo do motor, para evitar que impurezas venham a contaminar o óleo lubrificante novo.
Com cera e 300 ml de água
Publicidade
De acordo com a recomendação da ‘Easy Carros’, dá para lavar o carro por fora utilizando apenas 300 ml de água. A limpeza é feita com cera de carnaúba, que protege a pintura e faz com que a lavagem dure até duas vezes mais do que uma lavagem convencional. Além disso, a cera aplicada no veículo cria uma camada de proteção entre a sujeira e a pintura. Isso tira a chance de riscar ou danificar a pintura quando o pano de microfibra é passado para limpar. Por fim, por ser a seco, pode ser feita em qualquer local.
O ideal é fazer o procedimento uma vez por semana. Já no interior do automóvel, a limpeza é simples. Além da aspiração das principais partes, limpe com um pano de microfibra e produto multiuso nos vidros, painel e na parte interna das portas (cantos e partes de plástico).
Publicidade
Agindo dentro do segmento de tais serviços, a ‘Easy Carros’ reúne profissionais que oferecem todos esses serviços, por preços tabelados de acordo com o tamanho do carro, cuja execução será realizada no local definido pelo cliente, sem tirar o carro da própria vaga. A Startup oferece forma de pagamento online, com cartão de crédito.