Por lucas.cardoso
Rio - Quem gosta de carros, mais precisamente de motores, tem algum conhecimento dos óleos lubrificantes. Pouco conhecido deste grupo é o de transmissão, que é responsável por conduzir o lubrificante até o motor e dispensar o calor excessivo na região, com o objetivo de evitar o superaquecimento.
Como observado no óleo do motor, o fluído de transmissão é disponibilizado nas cores vermelho ou verde, como forma de evitar a aplicação equivocada no veículo. E, ainda, em caso de vazamentos, saber se o líquido vem de lá. Essa característica é importante para, no momento de avaliar se o produto está na quantidade adequada para o funcionamento correto do carro, saber diferenciar o lubrificante do fluído.
Checagem na transmissão manual ou automática, ano e modelo do veículoReprodução Internet

Fábio Silva, coordenador técnico da Total Lubrificantes do Brasil, explica que existem diversos tipos de fluídos, o que implica atenção. “Temos uma oferta muito variada de produtos, cada uma com a sua própria tecnologia de óleos básico e aditivos. Por conta disso, é preciso estar atento para não utilizar o produto errado e ficar no prejuízo”, observa.

A regra é sempre a mesma nesse caso: seguir a recomendação do fabricante contida no manual do proprietário. Em certos casos de transmissão manual, alguns observam um orifício visível para conferir o nível do fluído, quando o compartimento é selado e não dá para verificar se a medida está certa.

“Nesses casos, é necessário contar com um sensor para transferir os dados desse item para o computador do carro. E, assim, saber as reais condições da transmissão do veículo”, afirma o especialista.

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De uma maneira geral, os fluídos de transmissão estão disponíveis como minerais e de base sintética. Na hora de escolher, é recomendado sempre seguir as orientações e as especificações técnicas do fabricante, quanto ao tipo de produto a ser utilizado. O componente varia conforme o tipo de transmissão manual ou automática, ano e modelo do veículo.
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“O seu automóvel é um grande investimento. E, sem o tipo correto de fluído e de óleo, bem como a quantidade adequada, a transmissão não funciona da maneira que deveria e há superaquecimento e desgaste prematuro dos elementos mecânicos da transmissão. E, consequentemente, prejuízos material e financeiro”, finaliza.