Por lucas.cardoso
Rio - Um levantamento da Cetip mostra de fato que o mercado brasileiro de automóveis é formado principalmente por hatches compactos. O estudo comprova que a categoria é a primeira opção em financiamentos de automóveis leves zero quilômetro em 2016, saltando dez pontos percentuais de participação de mercado em vendas a prazo desde 2011, alcançando 27%. Nomeando modelos, o Chevrolet Onix lidera o ranking, seguido pelo Hyundai HB20 e Ford Ka. O trio também lidera os emplacamentos de veículos leves registrados pela Fenabrave. O líder emplacou 153.371 unidades, o segundo 121.616 e o terceiro 76.615.
O Chevrolet Onix caiu no gosto do brasileiroDivulgação

Os carros de entrada, mais acessíveis de cada marca, que eram os líderes até 2015, perderam a participação no mercado de vendas financiadas de zero quilômetro, no ano passado, ocupando agora a segunda posição dessa análise. Em seis anos, a representatividade da categoria caiu de 34%, em 2011, para 22%, em 2016.

SUVs EM ALTA

O crescimento da presença de utilitários esportivos no mercado também consta no levantamento. O aumento de participação é visto no salto de 9% da categoria, em 2011, para 16% no ano passado. Não à toa, as fabricantes têm priorizado projetos para essa carroceria.

Ford KaDivulgação

A análise da Cetip também mapeou a venda a crédito de automóveis leves usados, com as primeiras três posições ocupadas por Volkswagen Gol, Fiat Palio e Uno. Numa visão geral do levantamento, em 2016 foram financiados 3.745.008 veículos leves novos e usados. Desse total, 1.063.211 foram unidades novas e 2.681.797 de usadas.

Modelo HB20 é um dos modelos com as maiores taxasDivulgação

A Cetip é uma empresa que presta serviços no mercado financeiro, como registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. O estudo é da Unidade de Financiamentos da companhia, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.