Por lucas.cardoso

Rio - A TomTom, fabricante de GPSs, divulgou os resultados do seu estudo TomTom Traffic Index 2016, relatório anual com informações detalhadas sobre as cidades com os maiores congestionamentos de trânsito do mundo. E, para os motoristas do Rio, uma má notícia: a cidade é a mais congestionada do Brasil.

Segundo a análise, o carioca passa, em média, 47% mais tempo no trânsito, a qualquer hora do dia. E até 81% a mais no horário de pico no final do dia em comparação ao fluxo livre, sem congestionamentos. São até 164 horas extras de viagem por ano.

As próximas cidades brasileiras que figuram no ranking são Salvador (40%), Recife (37%), Fortaleza (35%) e São Paulo (30%). Embora o Rio esteja em 8º lugar no ranking global desse ano, a cidade caiu quatro posições em relação a 2015 e foi destaque na categoria transporte público, com a estruturação da cidade para receber a Olimpíada. Para Salvador e Recife, duas cidades que estão, respectivamente, em 28º e 43º lugar no ranking mundial, as notícias são positivas, pois houve uma leve diminuição congestionamento.

Até São Paulo tem congestionamento menor do que o Rio, na devida proporção, segundo o estudo da TomTom. Carioca perde 164 horas extras de viagem por ano no trânsitoFoto%3A Onofre Veras/Parceiro/Agência O Dia

Utilizando dados do ano passado, o TomTom Traffic Index avalia a situação do congestionamento de trânsito em 390 cidades de 48 países em seis continentes (de Roma ao Rio, de Cingapura a São Francisco). A TomTom trabalha com 14 trilhões de pontos de dados, acumulados durante nove anos. Esse é o sexto ano de existência do TomTom Traffic Index.

CRITÉRIO DA PESQUISA

Explicando de forma simples, o percentual do nível de congestionamento é o tempo adicional que o motorista levará no trânsito em comparação com uma situação sem congestionamento. Para ilustrar, um nível de congestionamento geral de 36% significa que um deslocamento padrão levará 36% mais tempo do que ocorreria em condições normais do trânsito.

Pela primeira vez, uma seleção de ‘Perfis de Cidades’ oferece insights sobre as medidas que as cidades estão adotando para melhorar a mobilidade.Qualquer pessoa pode descobrir mais sobre o TomTom Traffic Index e verificar qual é a classificação da sua cidade emwww.tomtom.com/trafficindex. O site também contém orientações úteis sobre como vencer os congestionamentos de trânsito e algumas análises independentes.

Preocupante

Avaliando os dados, a TomTom afirma que o congestionamento de trânsito aumentou aproximadamente 13% no mundo desde 2008. Apesar disso, ainda há diferenças surpreendentes entre os continentes. Enquanto os congestionamentos na América do Norte aumentaram em 17%, na Europa eles aumentaram apenas 2%. O fato pode estar relacionado ao crescimento econômico na América do Norte e à depressão econômica no restante da Europa.

Os dados europeus podem ser influenciados pelos países do sul da Europa, como Itália (-7%) e Espanha (-13%), onde ocorreram reduções marcantes no congestionamento nos últimos oito anos.

Você pode gostar