Por lucas.cardoso

Rio - A Land Rover apresentou para o mundo o quarto e novo integrante da família Range Rover, o Velar, nome que remete aos primeiros protótipos da família, criados em 1969. A novidade se posiciona acima do Evoque e abaixo do Sport. Chega para o mercado global até o fim deste ano. No Brasil, ainda está sem previsão de lançamento.

A começar pelo design, o Velar assume mais compromisso com as linhas contemporâneas do Evoque, em vez do perfil clássico dos irmãos maiores. Tal desenho lhe rendeu um belo coeficiente aerodinâmico, de apenas 0,32. É, indiscutivelmente moderno. Tem faróis de LED, rodas que podem ser de até 22 polegadas, o teto panorâmico e maçanetas escamoteáveis, que se ocultam na carroceria, mais um belo detalhe.

Modelo está equipado com duas telas na central multimídia Divulgação

No interior, sobra vanguarda no painel com suas duas telas de 10 polegadas de alta resolução, que comandam os recursos do utilitário esportivo. O quadro de instrumentos não fica para trás, ao ser constituído de tela TFT de 12 polegadas. A iluminação do ambiente é toda em LED. E, ao pensar em um som para harmonizar, entra em cena um sistema Meridian com até 1.600 W de potência e 23 alto-falantes.

O Range Rover Velar, como de costume na marca, tem plataforma de alumínio. O utilitário esportivo premium oferece 2,87 m de entre-eixos (Evoque 2,66 m e Sport: 2,92 m) e 673 litros de capacidade no porta-malas. O sistema de suspensão é a ar e está amparado pelo recurso de adaptação dinâmica, que atua na rolagem da carroceria para um melhor desempenho no asfalto.

Linhas do modelo remetem ao design do irmão EvoqueDivulgação

LEGÍTIMO RANGE

O Range Rover Velar terá à disposição seis opções de motores: com diesel, há a unidade Ingenium quatro cilindros com 180 ou 240 cv. Para quem deseja mais desempenho, o SUV equipa o V6 de 300 cv e 71,3 kgfm de torque.

Com gasolina, destaque para o novo Ingenium de 250 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, além da versão de 300 cv, esta somente para um futuro próximo. No topo desta cadeia, está Supercharged de 380 cv, o mesmo do Jaguar F-TYPE, que faz o 0 a 100 em apenas 5,7 segundos.

Esses propulsores estarão associados ao câmbio ZF automático sequencial, de oito velocidades (com borboletas no volante) e tração integral nas quatro rodas, esta operada pelo sistema ‘Intelligent Driveline Dynamics’ e com bloqueador ativo de diferencial traseiro. Há, ainda, os módulos ‘Terrain Response 1 e 2’, que atuam para viabilizar o tráfego em terrenos adversos, além da capacidade de transposição de trechos alagados com até 60 centímetros de água.

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