Por leandro.eiro

Rio - A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma subcomissão especial para debater e estabelecer a regulamentação do recall de automóveis. Autor da proposta, o deputado federal Alexandre Valle (PR-RJ) afirma que o objetivo é discutir ações para reduzir e impedir a venda de veículos com defeitos de fabricação.

Explosão de airbags%2C risco de incêndios e falhas em chassis estão entre os problemas que geram convocações de montadoras para recallReprodução Internet

O deputado alerta que o número de mortes em acidentes de trânsito, causados por problemas mecânicos, acaba subnotificado. Mas considera alarmante, devido à frequência elevada de convocações das montadoras para recall de veículos por apresentarem problemas variados e graves, como explosão de airbags, risco de incêndios, falhas em chassis, entre outros.

Através de audiências públicas com a convocação de representantes de montadoras e importadoras de veículos, a subcomissão especial pretende estabelecer mecanismos para, em caso de recall, os proprietários sejam realmente informados e notificados da necessidade.

Prazo para relatório final

A subcomissão tem prazo de 180 dias para realizar os trabalhos e apresentar relatório final que possa contribuir para dar mais segurança aos donos de veículos.

No início do mês, apenas uma montadora (Toyota) chamou 538 mil carros no maior recall por ‘airbags mortais’ (da Takata) no Brasil, após a comprovação de que, em outros países, mais de dez mortes já foram confirmadas devido à explosão de airbags. “Muitos acidentes acontecem. Pessoas estão morrendo, sofrendo lesões graves, por causa de defeitos de fabricação. Não dá para continuar assim, até porque o alcance do recall é baixo. Grande parte das pessoas que compram carro nem ficam sabendo depois da necessidade de fazer recall. Precisamos ter regras definidas para restabelecer a segurança de quem compra um veículo”, explica Alexandre Valle.

Você pode gostar