Por leandro.eiro

Rio - O consórcio é uma das modalidades para adquirir um carro novo ou seminovo bastante simples e segura. As regras, contudo, ainda são desconhecidas por muitos. Para entender melhor o formato, que forma grupos de pessoas em torno da aquisição de um bem (no caso aqui, o carro), Diney Coelho, gerente do departamento de consórcios da Real Veículos, dá orientações aos interessados.

O Volkswagen up!%2C já na linha 2018%2C é um modelo disponível para consórcio na Real com parcelas em contaDivulgação

Para quem deseja encontrar uma maneira de se livrar dos juros, Diney cita esse detalhe como grande destaque da modalidade. “Essa é principal diferença entre consórcio e financiamento. Porque no consórcio, não há cobrança de juros em todo o tempo de vigência. Já no financiamento, a cobrança existe”, compara. O gerente, que tem 25 anos de experiência nesse mercado, explica que no consórcio um grupo de participantes é formado. A partir daí, todo mês eles pagam um valor de parcela do seu crédito, dentro de um prazo definido.

Por mês, haverá uma assembleia, onde acontece sorteio do bem entre o grupo, além da possibilidade de dar lance para ser contemplado. “É possível formar grupos para aquisição de veículos zero quilômetro, assim como há planos para seminovos. O cliente pode dar o seu veículo como lance. Há boas possibilidades para o consorciado”, comenta.

Uma dúvida comum durante a vigência do consórcio é sobre reajuste. Diney esclarece que, na verdade, ocorrem atualizações no valor do crédito do consórcio porque o carro pode sofrer aumento de preço. O valor a pagar é atualizado para que o cliente não perca o poder de compra do carro escolhido.

Mas pode acontecer o inverso e a parcela baixar, como na ocasião que o governo diminuiu o valor do IPI do automóvel — consequentemente, reduzindo o preço do veículo e seu respectivo crédito para consórcio.

Quando o veículo escolhido sai de linha, a gestão do consórcio dá opções ao consorciado. “Normalmente, o cliente pode migrar para o novo modelo, de valor mais alto. Ou ainda optar para um acessível, com parcelas mais baixas”, analisa.

A única taxa cobrada no consórcio é a de administração, que Diney explica: “É uma taxa voltada para a organização e gestão do consórcio. É definido um valor único, que é diluído entre as parcelas pagas mensalmente”, esclarece. Apesar de ser uma modalidade de compras simples, o especialista esclarece que é necessário avaliar com atenção na hora de escolher a administradora, assim como desconfiar de promessas mirabolantes.

“O interessado deve consultar o site do Banco Central, que lista todos que operam com consórcio. Lá, é possível ver sobre reclamações, tempo da empresa no mercado, sua credibilidade. Sobre as promessas, existe aquela, por exemplo, do percentual certo para ser contemplado. Isso não existe, até porque o lance na assembleia é fechado, o percentual varia de acordo com a atual situação de cada consórcio”.

Gerente de consórcios da Real%2C Diney Coelho%2C exibe o prêmio recebido por excelência em consórciosDivulgação

Sorteios ou lances

No consórcio, a contemplação só se dá por meio de sorteios ou lances. Mesmo se o cliente tiver como quitar o saldo devedor de uma única vez, não poderá tirar o carro ainda se não tiver sido contemplado. “Neste caso, o ideal é oferecer este valor como lance, o que chamamos de lance quitativo, pois garante a maior oferta possível na assembleia”, orienta Diney. Outros questionamentos comuns sobre o consórcio são sobre a possibilidade de transferir o consórcio para outra pessoa, que pode ser feita em qualquer tempo, segundo o especialista, estando o consorciado contemplado ou não.

A outra dúvida comum, também esclarecida por Diney, é que carta de crédito não pode ser utilizada como lance em um consórcio.

Sem comprovação de renda

O consórcio da Real Veículos pode ser aderido sem a comprovação de renda e sem burocracia. Para entrar, há planos sem entrada e em até 80 vezes. Também não há taxa obrigatória de adesão nem juros. A empresa trabalha com cartão de crédito. Mas principal novidade é que a oferta inclui planos válidos para veículos seminovos. Para ter acesso a outras informações, basta entrar em contato com telefone da central de consórcios, o 3781-4100 ou pela internet através do site realveiculos.com.br/consorcio

Valorização

O consórcio oferecido pela Real Veículos recebeu da Disal, administradora de consórcios, a placa ‘Prêmio top 20 de vendas de consórcios 2016’, por ser a maior comercializadora da modalidade na região que compreende o Rio, Espírito Santo e Minas Gerais. Além disso, a empresa também figura como uma das 20 maiores produtoras do Brasil.

A Real Veículos e a Disal administradora de consórcios já são parceiras desde agosto de 1989. Dentro deste período, a união já contemplou mais de 7.287 consorciados. Para saber sobre o produto, entre em contato pelo telefone (21) 3781-4100 ou pelo site realveiculos.com.br/consorcio. A empresa vai ao encontro do interessado para negociar.

Você pode gostar