Por leandro.eiro

Rio - Pela primeira vez, o Detran Presente chega à capital. Já estão abertas as inscrições para os serviços oferecidos pelo órgão, que estará em São Cristóvão na próxima terça-feira. Moradores do bairro e de toda a cidade do Rio poderão participar do mutirão, que estará em frente à igreja de São Cristóvão, na Praça Padre Seve, das 9h às 16h.

Cariocas poderão emitir carteira de identidade%2C renovar CNH%2C emitir o licenciamento anual sem vistoria e de abrir recursos contra multas no mutirãoSebastião Gomes / Divulgação

Além de comemorar o dia do padroeiro dos motoristas, os cariocas poderão emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, emitir o licenciamento anual sem vistoria, além de abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está no site www.detran.rj.gov.br.

O presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, destaca a chegada do mutirão à capital. “É com muita alegria que estamos realizando o Detran Presente pela primeira vez na capital. A cidade do Rio de Janeiro também merecia receber este grande mutirão de serviços. O Detran Presente veio para ficar em todo o Estado do Rio. Já passamos por seis cidades. Agora, nada melhor do que festejar São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, oferecendo serviços com qualidade e rapidez na capital. O Detran quer estar presente para minimizar as demandas da população”, diz.

Curso para mulheres dará noções básicas para que elas identifiquem e consertem problemas mecânicos e elétricos simples nos veículosSebastião Gomes / Divulgação

Agendamentos

Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço não necessitam de agendamento. Já licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de quem teve sua carteira de habilitação furtada ou roubada poder emitir a segunda via gratuitamente. Para a realização do pedido, é necessário apresentar o boletim de ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a ocorrência, o cidadão não precisará fazer pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir a nova CNH. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

A Defensoria Pública do Estado também estará no evento para ajudar o cidadão na emissão de segunda via de certidões. Os participantes poderão dar entrada para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito.


Mecânica para elas

No evento, será oferecido o curso ‘Oficina sob Medida’ para mulheres. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, com inscrições pelo site. Serão três horas de aulas teórica e prática, das 13h às 16h.

No curso, elas aprenderão noções básicas para identificar e consertar problemas mecânicos e elétricos simples em seus veículos. Para participar, as interessadas devem ter Carteira Nacional de Habilitação válida, não podem estar suspensas ou cassadas e nem ter atingido o limite de 20 pontos no somatório de infrações nos últimos 12 meses. No fim do curso, as alunas receberão um certificado.

Curso

A Escola Pública de Trânsito do Detran abriu mais uma turma do curso de direção defensiva, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de julho. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. Para se inscrever, os interessados deverão ter Carteira Nacional de Habilitação válida nas categorias B, C, D ou E, sem ter atingido o limite de 20 pontos em infrações de trânsito nos últimos 12 meses e nem ter sofrido suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Em três dias consecutivos, os alunos aprenderão como dirigir de maneira segura e responsável.

O curso terá duração de 12 horas e as aulas serão realizadas das 13h às 17h20, na Escola Pública de Trânsito, na Avenida Mem de Sá 163, na Lapa. As inscrições devem ser feitas pelo portal www.detran.rj.gov.br.

Você pode gostar