Rio - A Nissan lançou o novo Leaf no Japão. O veículo elétrico - que já foi protagonista de um programa de táxis elétricos no Rio - foi reprojetado para oferecer maior autonomia. O seu design também foi renovado, com linhas dinâmicas e itens característicos da marca, como faróis em formato de bumerangue e na grade frontal V-motion. O tom azul claro, presente no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro, é a sinalização de que se trata de um elétrico da fabricante. Por fim, novas tecnologias foram empregadas na novidade.
No interior, a cabine do novo Leaf foi totalmente redesenhada tendo como foco o motorista. São novos materiais na composição do acabamento. Destaque para o azul vibrante presente nos pespontos da costura dos bancos, painel e volante, como marca da linha de veículos elétricos da Nissan. A nova central se apresenta sob tela TFT de 7 polegadas, que agraga as principais funções como o indicador de energia disponível e comando dos sistemas de navegação e áudio. A interface Apple CarPlay está presente, mas a Android Auto não.
O novo Nissan Leaf oferece uma autonomia de 400 km, segundo o ciclo JC08 aplicado no Japão. Batizado de 'e-Powertrain', o trem de força do zero emissões entrega 150 cv e 32,63 kgfm de torque.
Condução autônoma
Tendência entre os automóveis, a nova geração do Leaf dispõe de tecnologias que auxiliam o condutor na direção. A função 'ProPILOT' conduz o elétrico automaticamente através da mesma faixa de rolamento em rodovias. Uma extensão deste, o 'ProPILOT Park', assume o controle das funções de esterçamento, aceleração, frenagem, troca de marchas e freio de estacionamento, para orientar o veículo dentro de uma vaga de estacionamento. O recurso é acionado por comando simples, permitindo estacionar o veículo automaticamente e com segurança até para fazer uma baliza.
Também voltado para o conforto da direção, o sistema 'e-Pedal' permite que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. Quando nenhuma pressão é exercida sobre o pedal do acelerador, freios regenerativos ou de fricção são acionados automaticamente, permitindo parar totalmente o veículo e mantê-lo imóvel mesmo em ladeiras, até que o pedal do acelerador seja pressionado novamente.
O novo Nissan Leaf começa a ser comercializado a partir de 2 de outubro no Japão por 3.150.360 ienes (US$ 28,9 mil). A partir de janeiro nos EUA, Canadá e Europa. No Brasil, fora da vanguarda da indústria automobilística, nenhuma previsão.