Por leandro.eiro

Rio - A Nissan lançou o novo Leaf no Japão. O veículo elétrico - que já foi protagonista de um programa de táxis elétricos no Rio - foi reprojetado para oferecer maior autonomia. O seu design também foi renovado, com linhas dinâmicas e itens característicos da marca, como faróis em formato de bumerangue e na grade frontal V-motion. O tom azul claro, presente no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro, é a sinalização de que se trata de um elétrico da fabricante. Por fim, novas tecnologias foram empregadas na novidade.

Nova geração do Nissan Leaf chega com promessa de maior autonomiaDivulgação

No interior, a cabine do novo Leaf foi totalmente redesenhada tendo como foco o motorista. São novos materiais na composição do acabamento. Destaque para o azul vibrante presente nos pespontos da costura dos bancos, painel e volante, como marca da linha de veículos elétricos da Nissan. A nova central se apresenta sob tela TFT de 7 polegadas, que agraga as principais funções como o indicador de energia disponível e comando dos sistemas de navegação e áudio. A interface Apple CarPlay está presente, mas a Android Auto não.

O novo Nissan Leaf oferece uma autonomia de 400 km, segundo o ciclo JC08 aplicado no Japão. Batizado de 'e-Powertrain', o trem de força do zero emissões entrega 150 cv e 32,63 kgfm de torque.

Sistema 'e-Pedal' permite que o motorista dê a partida%2C acelere%2C desacelere e pare%2C bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do aceleradorDivulgação

Condução autônoma

Tendência entre os automóveis, a nova geração do Leaf dispõe de tecnologias que auxiliam o condutor na direção. A função 'ProPILOT' conduz o elétrico automaticamente através da mesma faixa de rolamento em rodovias. Uma extensão deste, o 'ProPILOT Park', assume o controle das funções de esterçamento, aceleração, frenagem, troca de marchas e freio de estacionamento, para orientar o veículo dentro de uma vaga de estacionamento. O recurso é acionado por comando simples, permitindo estacionar o veículo automaticamente e com segurança até para fazer uma baliza.

Também voltado para o conforto da direção, o sistema 'e-Pedal' permite que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. Quando nenhuma pressão é exercida sobre o pedal do acelerador, freios regenerativos ou de fricção são acionados automaticamente, permitindo parar totalmente o veículo e mantê-lo imóvel mesmo em ladeiras, até que o pedal do acelerador seja pressionado novamente.

O novo Nissan Leaf começa a ser comercializado a partir de 2 de outubro no Japão por 3.150.360 ienes (US$ 28,9 mil). A partir de janeiro nos EUA, Canadá e Europa. No Brasil, fora da vanguarda da indústria automobilística, nenhuma previsão.

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