Por leandro.eiro

Rio - O Ford Ka não obteve nenhuma estrela na proteção para adultos em bateria de testes realizada este mês pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP. Para as crianças, no entanto, o compacto Ford obteve três estrelas. Ele é o terceiro veículo mais vendido do Brasil e compartilha tal decepção com o Chevrolet Onix, que é o primeiro mais vendido do nosso país.

Proteção do Ford Ka para adultos foi considerada insuficiente no teste de impacto lateralDivulgação

De acordo com o relatório do Latin NCAP, o Ford Ka "no impacto lateral, as leituras do dummy (o boneco utilizado nos testes) mostraram proteção boa para a cabeça e a pélvis, proteção adequada para o abdome e proteção pobre para o peito, gerando um resultado de zero estrela. O veículo não proporciona airbags laterais, não conta com reforços estruturais para o impacto lateral nas portas nem com elementos de absorção de energia para a pelve na porta ou nos painéis interiores dela. O veículo apresentou uma alta penetração da barreira móvel, causando um alto deslocamento do pilar B, fato que questiona a capacidade do carro de oferecer melhor proteção lateral mesmo tendo airbags laterais. A porta traseira do lado do impacto foi aberta no teste de impacto lateral, expondo os passageiros a um perigo mais grave. O carro não possui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão (de série em todas as versões)".

Foi observado ainda no teste do Ford Ka que o compacto brasileiro, produzido em Camaçari (BA), não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995.

Resultado zero estrelas também se aplica a carroceria sedãDivulgação

A proteção para crianças foi considerada aceitável pela entidade independente, apesar de que no teste de impacto lateral a porta traseira se abriu. O compacto não oferece para os ocupantes do banco traseiro cintos de segurança de três pontos em todas as posições, somente o central. Outras sinalizações foram a sinalização de ancoragens Isofix, que é deficiente; e a não possibilidade de desligar o airbag do passageiro na hora de instalar um Sistema de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás, motivos os quais geraram redução da pontuação.

O Chevrolet Onix, o mais vendido do Brasil, também é zero estrelas na avaliação do Latin NCAPDivulgação

O Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, comentou o desempenho do Ford Ka nos testes. "Estamos surpresos de que, mais uma vez, um fabricante tão importante como a Ford venda um carro zero estrela na América Latina, que, inclusive, falharia nos testes básicos da norma de proteção contra impactos laterais da ONU. Os compradores de automóveis merecem muito mais que esse resultado inferior ao padrão mundial, da parte das companhias, que sabem, bem ao certo, como produzir automóveis bem mais seguros. Esse resultado ruim deveria servir como uma lição para os governos de toda a região, já que alguns fabricantes ainda não conseguem proporcionar níveis mínimos de segurança voluntariamente. Portanto, o Latin NCAP faz questão de solicitar a todos os governos da América Latina a adotar, de forma urgente, a certificação padrão do teste de batida frontal e lateral da ONU e que, enquanto isso, os testes do Latin NCAP sejam obrigatórios para todos os carros. Com isso, todos os consumidores terão informação clara sobre a segurança oferecida pelo veículo que desejem comprar".

Você pode gostar