Sistema utiliza a câmera do smartphone para controlar a distância entre os carros - fotos Reprodução
Sistema utiliza a câmera do smartphone para controlar a distância entre os carrosfotos Reprodução
Por Lucas Cardoso

Rio - Os carros estão evoluindo para se tornarem a cada dia mais tecnológicos e seguros. Sistemas como airbags, freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e tração já são realidade em boa parte dos carros zero quilômetro vendidos por aqui. Contudo, alguns mecanismos não são acessíveis para todos. É o caso do alerta anticolisão frontal, que reduz a chance de acidentes provocados por desatenções ao volante.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a distração, por exemplo, provocada pela utilização do celular, já é a segunda maio causa de acidentes no Brasil. Dois segundos de desatenção são suficientes para um acidente grave. Diante disso, a ONSV desenvolveu um mecanismo que muda a condição do celular de distração para uma ferramenta salvadora de vidas. Trata-se do 'Alerta Anticolisão'.

Desenvolvido pela Ogilvy Brasil e pela D2G tecnologia em parceria com a Allianz Seguros e o Movimento Maio Amarelo, a funcionalidade utiliza o navegador do próprio telefone. "A inteligência artificial do site utiliza a imagem registrada pela câmera do próprio celular para identificar o veículo a sua frente e mensurar a distância. Foram três meses de trabalho para chegar a esse resultado", explica Gregory Gusberti, sócio da D2G.

Para o motorista por aplicativo Diego Ferreira, de 32 anos, o sistema é uma inovação importante para quem trabalha dirigindo e não tem condição de comprar um carro tão tecnológico. "O telefone se tornou uma ferramenta importante para todos. Mas no trânsito, ele atrapalha mais do que ajuda. Com essa funcionalidade, além de economizar uma grana com a instalação do opcional no meu carro, estou mais seguro", conclui.

Levantamento

Segundo a levantamento nacional realizado pela Arteris, 51,9% dos motoristas admitem dirigir com celular nas mãos. Vale ressaltar que dirigir e usar o celular ao mesmo tempo constitui infração gravíssima com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

Acesso sem consumo de dados
Publicidade
Para utilizar o sistema, basta que o motorista, com o carro parado, acesse o site https://www.alertaanticolisao.com.br. Após abrir o link do 'Alerta Anticolisão', com o auxílio de um suporte, o motorista deve posicionar o celular na posição vertical, no centro do painel, e enquadrá-lo corretamente, de frente para o para-brisas. A função não necessita da rede de dados do aparelho para funcionar.
 
Você pode gostar