Focus dará adeus ao mercado nacional em maio

Ford confirmou a despedida do hatch que é produzido na argentina e está na sua terceira geração

Por O Dia

Hatch médio sofreu com o crescimento dos utilitários esportivos no país
Hatch médio sofreu com o crescimento dos utilitários esportivos no país -

Rio - A Ford confirmou nesta semana que pretende encerrar a produção do Focus em maio de 2019. Presente no portfólio da marca americana há cerca de 20 anos, o hatch médio é produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina. Segundo a montadora, a decisão foi tomada após os ruins resultados do modelo.

Sem sucessor, o segmento dos hatchs médios foi engolido pela voracidade dos esportivos utilitários, ou SUVs, que ganharam muito espaço no gosto dos clientes. A decisão já era aguardada, uma vez que a marca não acenou para a renovação do modelo no país. A partir de maio, o único automóvel a sair da linha de produção da fábrica hermana será a picape Ranger.

De janeiro a agosto, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o resultado em vendas foi ruim para as duas carrocerias da linha, mas melhor que concorrentes diretos. O Focus hatch emplacou 2.210 unidade, enquanto a sedã emplacou 3.130 exemplares no mesmo período. Concorrente direto, o Golf, que foi renovado recentemente, só teve 2.073 unidades emplacadas.

A primeira geração do Focus desembarcou por aqui em 2000 com motores 1.6, 1.8 e 2.0 - Divulgação

Outro motivo, esse mais plausível, para a Ford tirar o modelo de cena é a mudança de estratégia da montadora nos Estados Unidos. Por lá, o Focus também já tem seus dias contados, uma vez que a marca vai focar nas picapes e utilitários médios. Ou seja, a cadeia produtiva de toda a América será impactada.

Hoje, quem faz sucesso por aqui é o irmão menor do Focus, o Ka. O hatch compacto está em terceiro lugar nas vendas gerais, de acordo com dados da Fenabrave. A linha recebeu uma atualização de visual e equipamentos no mês de junho.

Galeria de Fotos

Pesquisa mostra preço médio dos seguros dos carros mais roubados. Focus e Corolla lideram FOTOS Divulgação
A primeira geração do Focus desembarcou por aqui em 2000 com motores 1.6, 1.8 e 2.0 Divulgação
Hatch médio sofreu com o crescimento dos utilitários esportivos no país Divulgação

Últimas de Automania