Volkswagen Up! foi o hatch sub-compacto testado com a melhor nota  - Divulgação
Volkswagen Up! foi o hatch sub-compacto testado com a melhor nota Divulgação
Por O Dia

Rio - O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) anunciou, na última semana, a lista dos veículos que alcançaram os melhores índices de reparabilidade em 2018 no Prêmio Car Group. O concurso, na 10ª edição, destaca os modelos que conquistaram os melhores resultados na relação entre custo e facilidade de reparo ao longo do ano.

Em 2018, os prêmios foram distribuídos em 11 categorias. Destaque para a Volkswagen, que conquistou sete dos troféus em disputa (confira a lista completa no infográfico abaixo). Entre os veículos premiados, estava o Virtus, lançamento da marca alemã em 2018, que levou a melhor na categoria Sedan compacto. O Up! levou, pelo terceiro ano consecutivo, o troféu na categoria Hatch Sub-Compacto. Os outros prêmios ficaram com a Citroën, a Peugeot e a Suzuki.

REFERÊNCIA NO MERCADO

"O ranking contribui como referência aos consumidores, que podem verificar informações relevantes sobre o veículo que pretendem adquirir. Já para as seguradoras e montadoras, o ranking é um grande aliado como indicador para o desenvolvimento de produtos e para a precificação", comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI.

Criado em 1999, o índice compara veículos de uma mesma categoria, levando em consideração a facilidade e o custo de seu reparo. De acordo com o especialista, o Centro recebe o veículo antes do lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita. A medida segue a Norma Internacional do Research Council for Automobile Repairs (RCAR), associação internacional de centros de pesquisa de seguradoras, especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Veículos avaliados em teste de reparabilidade são cedidos por marcas - Divulgação

Depois de cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo. Em seguida, são realizados estudos para verificar a extensão dos danos e a facilidade do reparo. No local, também é feita uma análise individual das peças afetadas. A partir daí, é realizado um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças. 

Além disso, após um ano, os veículos que mantiveram as melhores médias passam a compor o ranking de vencedores do Prêmio CAR Group. A pontuação vai de 10 até 60. Quanto menor a nota, melhor é o índice de reparabilidade.

Confira o ranking abaixo:

TABMEIA - ARTE

Você pode gostar