Modelo conta com rodas de 19 polegadas. Conjunto tem acabamento diamantado - Lucas Cardoso
Modelo conta com rodas de 19 polegadas. Conjunto tem acabamento diamantadoLucas Cardoso
Por Lucas Cardoso

Rio - O Peugeot 5008 pode ser considerado uma versão alongada do irmão menor, o 3008. Com espaço interno maior graças aos 20 centímetros a mais de comprimento, o modelo leva até sete passageiros e conta com ótimo nível de equipamentos. O SUV é vendido em duas versões e tem preços que variam de R$ 175 mil a R$ 181 mil na versão topo de linha (Griffe Pack). Foi a versão mais completa do SUV que o DIA pôde avaliar durante uma semana.

No quesito design, a ex-minivan e agora SUV mantém os mesmos acertos do 3008. A dianteira permanece com linhas agressivas e cheias de curvas do modelo menor. Também há o mesmo conjunto óptico com iluminação totalmente em LEDs e faróis de neblina. Vale destacar a grade dianteira com elementos cromados flutuantes, que simulam um efeito 3D. Mas é a partir da coluna 'B' que o 5008 mostra seus predicados de carro para famílias grandes. A plataforma alongada deixou o modelo maior quando visto de lado. Tanto no comprimento (4,641 m) quanto na medida de entre-eixos (2,84 m). Ajustes foram necessários para acomodar os assentos extras no fim do carro e para aumentar o tamanho das portas.

O padrão de qualidade visto nos novos modelos da Peugeot atuais continua fazendo a diferença. O interior traz ótimo nível de acabamentos, com materiais de luxo e até tecido incorporado ao painel. Black piano, couro e revestimentos metalizados também estão presentes. Tudo com encaixes e sem rebarbas. O volante de menor porte tem controles do multimídia e bases retas. A pegada é estranha num primeiro momento por conta do seu tamanho, mas logo se acostuma.

O painel de instrumentos com tela colorida impressiona pela qualidade e capacidade de configuração. O equipamento fica posicionado acima do volante e permite a visão completa e sem esforço. A central multimídia de oito polegadas compatível com smartphones Android e iOS é rápida e tem comandos de fácil utilização. O equipamento só fica devendo um sistema de navegação independente.

espaço de sobra

Para quem viaja atrás, o SUV de grande porte garante espaço e conforto de sobra. São 2,84 metros de entre-eixos e um assoalho totalmente plano. Há também mimos como mesinhas dos bancos traseiros, persianas nas janelas e porta objetos. Além disso, o veículo tem saídas de ar-condicionado com opção de regulagem de intensidade e tomada de 12 voltz para quem senta na segunda fileira.

Contudo, a terceira fileira de assentos, apesar de ter fácil acesso, só acomoda de maneira aceitável dois adultos com até 1,70m. A partir dessa altura, fica difícil ter algum conforto, já que não há espaço suficiente para os pés. Principalmente em viagens mais longas. Os assentos contam com dois porta-copos.

Ainda no interior, o teto solar panorâmico que se estende até a segunda fileira de bancos garante mais iluminação para o interior do carro e amplia a sensação de cabine ampla. Também impressiona o sistema de iluminação com LEDs azuis instalado nas portas, painel, teto e até nos pedais. O porta-malas tem capacidade de até 2.150 litros.

FAMILIAR COM ARRANCADA

Foi possível conciliar a proposta de carro familiar e espaçoso com um modelo dinâmico para guiar. Equipado com o conhecido 1.6 THP de 165 cavalos, o SUV grandalhão não fez feio em arrancadas, saídas e ultrapassagens. O câmbio automático de seis velocidades com respostas rápidas e sem trancos colaborou para o desempenho mais dinâmico. O sistema também permite mudanças no modo 'semi-manual' por aletas instaladas atrás do volante.

Outro destaque do 5008 é o trabalho do conjunto de suspensão. Bem calibrado, o sistema praticamente não transmite as imperfeições do solo para o interior da cabine. Também se favorece nesse quesito a acústica do SUV. Mesmo em terrenos mais acidentados e áreas com grande tráfego, onde o barulho é quase sempre ensurdecedor, o isolamento se mostrou impecável.

O consumo de combustível médio de 10,5 km/l no trecho de pouco mais de 300 quilômetros em percurso urbano foi bom para um modelo com peso perto da 1,5 tonelada.

Tecnologias
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Piloto automático inteligente: sistema controla a velocidade e a distância em relação ao veículo da frente para evitar colisões.
Leitor de placas: com o auxílio de uma câmera no para-brisa virada para a rua, o sistema reconhece as placas de velocidade e informa no painel o limite da via.
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Frenagem de automática: identifica obstáculos não vistos pelo motorista e é capaz de intervir alertando. E, em último caso, freando o carro de maneira independente.
Alerta de ponto cego e permanência em faixa: O sistema é capaz de emitir sons e alertas no painel quando o motorista muda de faixa sem sinalizar ou quando há um carro fora do campo de visão.
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