Protótipo da Kia propõe transporte autônomo de passageiros
 - Divulgação
Protótipo da Kia propõe transporte autônomo de passageiros Divulgação
Por Lucas Cardoso

Ocupadas tradicionalmente apenas por empresas envolvidas exclusivamente com o mercado de consumo de eletrônicos, as feiras de tecnologia têm atraído cada vez mais as montadoras. É o caso da CES (Consumers Electronic Show), que terminou na última semana, em Las Vegas, nos EUA, e vem sendo invadida pelas marcas de automóveis, com carros autônomos, modelos movidos a eletricidade, demonstrações de equipamentos e até conceitos inusitados como o Elevate, carro com 'patas' mostrado pela Hyundai.

O modelo da marca coreana tem quatro braços móveis com rodas nas extremidades. Quando acionados, permitem ao motorista transitar por terrenos com desníveis e passar por obstáculos insuperáveis para carros convencionais, como escadas.

Outra marca presente no evento, a Kia Motors apresentou a ideia de direção pós-autônoma. A tecnologia, chamada de "Condução Adaptável às Emoções em Tempo Real" (R.E.A.D.), além de guiar de maneira independente o veículo, que mais se assemelha a uma nave espacial, é capaz de analisar o estado emocional do motorista em tempo real. A avaliação é feita por meio de tecnologia de reconhecimento de bio-sinais, baseada em inteligência artificial (IA).

O sistema interpreta expressões faciais, batimentos cardíacos e atividades eletrodérmicas. E altera padrões em seu interior para maior conforto dos passageiros, levando em conta os sinais coletados.

A chinesa Byton, que deve lançar seus primeiros modelos no fim do ano, mostrou o protótipo do seu sedã. O modelo, que dispensa motor a combustão, tem uma tela multimídia de 48 polegadas no lugar do painel, o que permite aos passageiros assistir a filmes.

O carro, que pode ser conduzido de forma autônoma, ainda explora a tecnologia de reconhecimento facial. Os dados são usados para personalização da cabine, com mudança de músicas e ajustes de equipamentos.

Você pode gostar
Comentários