Primeira geração da Honda CG 125 nacional. Modelo saiu da linha de produção da marca em Manaus, em 1976. - Divulgação
Primeira geração da Honda CG 125 nacional. Modelo saiu da linha de produção da marca em Manaus, em 1976.Divulgação
Por Lucas Cardo

Rio - A Honda decretou, na última semana, o fim da CG 125 após 42 anos de produção da motocicleta no país. Considerada como um dos modelos mais importantes para a história das duas rodas no país, ela sobreviveu a oito gerações e vendeu mais de 7 milhões de unidades ao longo da sua trajetória. Foi com ela que a Honda inaugurou sua linha de produção em Manaus.

Com o crescimento da CG 160, irmã maior e mais atual, a 125 perdeu espaço no ano passado, ficando apenas com a 7ª colocação no ranking de emplacamentos. Somado a isso, a obrigatoriedade de freios ABS ou CBS neste ano para modelos zero quilômetro também colaborou para o fim da motinho.

Com o crescimento da CG 160, irmã maior e mais atual, a 125 perdeu espaço no ano passado, ficando apenas com a 7ª colocação no ranking de emplacamentos. Somado a isso, a obrigatoriedade de freios ABS ou CBS neste ano para modelos zero quilômetro também colaborou para o fim da motinho.

Outro motivo apontado pela Honda é uma mudança de interesse por parte do consumidor brasileiro, que tem procurado mais scooters. Aliás, nesse segmento, a marca lançou a Elite 125 e renovou a PCX 150.

Pioneirismo

Mas a história da CG 125 foi de muitas vitórias em outros momentos. Principalmente até 2004, ano em que ela perdeu a liderança em vendas no mercado nacional para a versão 150. Além do pioneirismo como primeiro modelo 100% fabricado aqui pela Honda (1976), a 125 também foi a primeira motocicleta a utilizar o etanol como combustível, em 1981.

Como a sua produção só se encerrou no fim do ano passado, algumas CG 125 ainda devem se encontradas nas concessionárias da marca. A CG 125i Cargo é vendida por R$ 7.165. A CG 125i Fan sai por R$ 7.161.

Em sua última configuração, a moto da Honda tem injeção eletrônica e motor de monocilíndrico de 124,7 cc. O propulsor é capaz de render 11,8 cavalos de potência a 8.500 rpm e 1,06 quilo de torque máximo.

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