A LS-2018 é a moto elétrica mais rápida do mundo - Reprodução Internet
A LS-2018 é a moto elétrica mais rápida do mundoReprodução Internet
Por Lucas Cardoso

Rio - Já imaginou ter a performance de uma moto utilizada nas competições de motovelocidade, com velocidade máxima de 350 km/h, sem gastar nenhum litro de gasolina? Parece impossível, mas não é. Não para a elétrica LS-218, fabricada pela Lightning Motorcycle Corporation. O modelo utiliza um motor capaz de gerar 202 cavalos de potência e chegará às lojas da marca nos Estados Unidos, em março, por 12.998 (cerca de R$ 48 mil reais, em conversão direta e sem impostos).

Os números da LS-218 são impressionantes e falam por si. De acordo com a fabricante, a moto pode alcançar os 100 km/h em apenas 2,2 segundos, e retomar dos 160 km/h aos 240 km/h em mais dois segundos. Ou seja, a moto leva, em média, quatro segundos para alcançar os 240 km/h. O torque do motor é de impressionantes 23,2 quilos e o câmbio é automático, sem marchas reais. O piloto só precisar acelerar e frear.

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Por não ter a mesma funcionalidade de um motor a combustão, motores elétricos entregam toda a força já ao primeiro toque no acelerador. Isso torna a máquina ainda mais bruta. Digamos que se o piloto cravar o punho em todas as saídas, os pneus das rodas de 17 polegadas não durariam muito tempo.

Para tal feito, o modelo também era de se imaginar que a LS-218 precisaria de baterias potentes. De acordo com a Lightning Motorcycle Corporation, o modelo será vendido em três versões, cada uma com uma autonomia de até 288 quilômetros. Após o fim da carga, basta deixa-lá presa a uma tomada por meia hora e pronto. Mas esse modo turbo só é possível em pontos de recarga rápidos. Em tomadas comuns, a autonomia só é completamente recuperada em duas horas.

A elétrica da Lightning Motorcycle Corporation traz visual inspirado nas motos esportivas de competição como a Yamaha R1. Há carenagens por todos os lados, o banco é do tipo de dois níveis e a bolha de acrílico na dianteira amplia a aerodinâmica. Como era de se esperar, a iluminação é toda em LEDs e o painel é do tipo TFT.

Contribuem para a eficiência das baterias, os freios regenerativos de auto desempenho da Brembo. O conjunto conta com disco duplo de 320 mm na dianteira e simples do mesmo tamanho na traseira. O sistema de suspensão é da marca Öhlins e tem a compressão totalmente ajustável na pré-carga.

Altinho: Apresentada ao público ainda como um protótipo em 2014, a LS-218 já era considerada a moto elétrica mais rápida do mundo.

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