Design da versão que será vendida por aqui é inspirado no modelo europeu - fotos de Divulgação
Design da versão que será vendida por aqui é inspirado no modelo europeufotos de Divulgação
Por O Dia

A Toyota confirmou durante evento em São Paulo, que o Novo Corolla brasileiro será o primeiro veículo do mundo equipado com propulsão híbrida flex. Na ocasião, estiveram presentes o governador de São Paulo, João Doria, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, dentre outros membros do governo estadual, de entidades e da montadora. O modelo deve chegar às concessionárias da marca em outubro deste ano.

De acordo com a montadora, o anúncio representa a conclusão de estudos envolvendo a tecnologia híbrida flex da Toyota iniciados em março do ano passado, enquanto a confirmação de produção aconteceu em dezembro do mesmo ano. A divulgação acontece pouco tempo após a aprovação do Programa Rota 2030 que busca, entre outros temas, estimular a produção de veículos mais eficientes.

Em sua 12ª geração, o Corolla será o único veículo a contar com um motor elétrico e um outro a combustão capaz de aceitar o uso de etanol. Segundo a marca, o Novo Corolla, com essa motorização, será o automóvel movido a álcool mais eficiente do Brasil e o veículo híbrido mais limpo do mundo.

O sedã será montado sobre a plataforma TNGA, que já equipa veículos da marca como o Prius, o SUV compacto C-HR e o sedã grande Camry. Com ela, o Corolla promete dar um salto em qualidade, conforto, dirigibilidade e estabilidade. Além disso, o modelo deve trazer novos equipamentos, como sistemas de direção semiautônoma.

A motorização híbrida não será a única novidade do Corolla 2020. Na nova linha, o sedã também ficará maior. Baseado na versão europeia, o sedã terá um entre-eixos de 2,70 m, o comprimento de 4,64 m, a largura de 1,78 m e a altura de 1,43 m. 

Motorização

No quesito trem de força, a versão vendida na Europa traz motor 1.8 híbrido com 98 cv e que gera 14,5 quilos de torque. Somado a isso, um motor elétrico de 72 cv. Ao todo, o modelo do Velho Continente gera um total de 122 cv e com um consumo médio de 29,4 km/l. A expectativa é que a potência da versão flex híbrida seja maior. 

Em nota, a marca informou que a nova geração do Corolla tem previsão de chegada às concessionárias brasileiras no último trimestre de 2019, mais precisamente em outubro. O lançamento oficial deve acontecer entre julho e setembro. Por aqui, o modelo dividirá espaço com o híbrido Prius, que já mostra bons números de vendas no mercado nacional.

Você pode gostar
Comentários