Por felipe.martins

Rio - O Ministério da Educação vai mudar as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para ampliar a possibilidade de crédito universitário para a classe média. O MEC pretende elevar a renda exigida de 2,5 salários mínimos per capita para 3,5 mínimos por pessoa de cada família. “Estamos abertos à negociação, mas ainda não concluímos. Existe uma demanda para elevar essa renda máxima para 3,5 salários mínimos per capita”, afirmou Aloizio Mercadante, ministro da Educação,

Renda per capita exigida de 2%2C5 salários mínimos subirá para 3%2C5Reprodução

O prazo para aditamento da renovação dos atuais contratos do Fies também mudou. Ele foi estendido de 30 de abril para 31 de maio. Também foi prorrogado para a mesma data o prazo para a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e também para solicitar dilatação do período de utilização do financiamento referente ao primeiro semestre de 2016.

Em portaria publicada ontem, o MEC mantêm os critérios de qualidade para a seleção dos candidatos. Alcançar o mínimo de 450 pontos nas provas do Enem e nota superior a zero na prova de redação continua sendo obrigatório para o obter o financiamento.

Do total de vagas, 60% serão destinadas para carreiras prioritárias. Cursos da área de saúde tiveram a quantidade de vagas elevada de 45% para 50%, e engenharia, de 35% para 40%. Já as faculdades de licenciatura e Pedagogia sofreram redução, de 20% para 10%. Segundo o ministro, a mudança reflete o próprio interesse dos alunos.

Você pode gostar