Por rafael.nascimento

Brasília - Um grupo de membros do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores e integrantes de movimentos sociais fazem um protesto em frente à sede do PT, na capital paulista, onde a Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão há cinco horas.

Os manifestantes estenderam uma faixa com a foto do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e os dizeres “Tchau, ladrão. E o Temer?”. O secretário de comunicação do Diretório Municipal, João Bravin, disse estar indignado. Segundo ele, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, estava hoje em Brasília e deve viajar para São Paulo.

Durante as buscas na sede do PT em São Paulo%2C manifestantes protestaram contra a decisão da PFRovena Rosa/Agência Brasil

“Mais uma vez, é uma ação seletiva da Polícia Federal, contra um partido político que não se negou em participar ou colaborar com investigações”, disse. “A cada semana temos um ministro desse partido golpista saindo do governo e ninguém vai na casa desses ex-ministros que têm [nome citado em] delação, nem coercitivamente. Isso é um absurdo, uma perseguição seletiva”, disse.

Custo Brasil

A ação no âmbito da Operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato, começou às 6h na sede do PT em São Paulo, localizada na rua Silveira Martins, região central, que está interditada para o trânsito de veículos – apenas pedestres podem transitar pelo local.

Oito homens armados do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal fazem a segurança do lado de fora da sede do prédio, auxiliados por policiais militares. A assessoria de imprensa da PF em São Paulo informou que detalhes da operação serão fornecidas aos jornalistas às 11h, em coletiva na sede da organização em Brasília.

As ações da operação são feitas em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal e o objetivo é apurar o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, no valor de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O ex-ministro da pasta Paulo Bernardo foi preso preventivamente hoje em Brasília e deve ser conduzido para São Paulo. O advogado dele confirmou a prisão preventiva de seu cliente e afirmou não ver motivo para a ação: "a prisão não se justifica. O meu cliente não ocupa mais nenhuma função e sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.”

Os policiais federais estão cumprindo mandados também no Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal.

Saúde

Os trabalhadores de várias categorias de saúde do estado de São Paulo, que estão em greve, passaram em frente a sede do PT, por volta das 10h20. O protesto não teve relação com as buscas na sede do diretório do partido, pois os grevistas já tinham o trajeto programado para passar pela rua Silveira Martins até o ginásio do Sindicato dos Bancários, onde haverá uma assembleia da categoria.

Você pode gostar