Por rafael.nascimento

Brasília - O Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou na manhã desta terça-feira o afastamento dos deputados da mesa diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A presidente da Câmara, Celina Leão, o primeiro-secretário da mesa, Raimundo Ribeiro (PPS); o segundo secretário, deputado Julio César (PRB); o terceiro secretário, Bispo Renato Andrade (PR), o deputado Cristiano Araújo (PSD); o servidor da Câmara, Alexandre Braga Cerqueira; o ex-servidor, Valério Neves Campos; e o ex-presidente do Fundo de Saúde do DF Ricardo Cardoso dos Santos são alvos da "Operação Dracon", da Polícia Civil do Distrito Federal, que cumpre 15 mandados de busca e apreensão, condução coercitiva, além do afastamento cautelar. Os mandados estão sendo cumpridos nos gabinetes e nas residências dos citados.

Mesmo afastados da Mesa Diretora, os distritais mantêm os mandatos.

Mesmo afastados cautelarmente%2C deputados manterão os mandatosDivulgação

O objetivo da operação, comandada pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios, também chamada de UTIgates, é buscar provas dos crimes de corrupção ativa, passiva ou concussão envolvendo os distritais e servidores. Eles foram afastados, mas mantêm o exercício das funções de deputado distrital.

De acordo com denúncia feita pela deputada Liliane Roriz na semana passada, os investigados teriam participado de um suposto esquema que destinava R$ 30 milhões de sobras orçamentárias de 2015 a empresas que prestam serviços à Secretaria de Saúde do DF, principalmente na área de UTI, Unidade de Terapia Intensiva.

Você pode gostar