Por thiago.antunes

Brasília - O presidente interino, Michel Temer, evitou comentar o discurso feito no Senado pela presidente afastada, Dilma Rousseff, com críticas ao governo interino. Ao fim do encontro com medalhistas olímpicos, no Palácio do Planalto, Temer disse que não assistiu ao discurso da presidente porque estava “trabalhando”.

Ele afirmou que aguarda o resultado da fase final do processo de impeachment com “absoluta tranquilidade”. “Eu sou obediente às instituições do país e espero que o Senado venha a decidir”, disse Temer.

Aliados do presidente interino confidenciaram, no entanto, que Temer assistiu ao discurso no Palácio do Jaburu. Ele estava acompanhado dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Em encontro no Planalto com medalhistas olímpicos%2C Temer chegou a vestir uma touca de polo aquáticoReprodução Facebook

Na avaliação de aliados de Temer, Dilma adotou poucos recursos emocionais durante sua fala, que poderiam conseguir votos de indecisos, e repetiu a retórica política dos últimos meses, sem trazer elementos novos com potencial de reverter apoios na fase final.

Na tentativa de passar a mensagem pública de que o governo interino não está preocupado ou paralisado com o processo de impeachment, o presidente interino promoveu um encontro com medalhistas olímpicos ao mesmo tempo em que a petista respondia a perguntas no Senado.

Ao lado de dez medalhistas olímpicos, Temer parabenizou cerca de 60 atletas que competiram nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e afirmou que foram sete anos de trabalho para que o evento fosse “um sucesso”.

Segundo dois senadores do PMDB que estiveram com Temer ontem, ele já dá o impeachment como certo. A única preocupação relatada por ele, dizem, é se conseguirá viajar a tempo à China para participar da reunião do G-20 como presidente efetivo. “A única preocupação dele é com o tempo”, contou um senador.

Ao falar sobre o processo que está sendo julgado pelo Senado, a segurança do presidente em exercício impediu que os repórteres presentes questionassem a Temer. Agressivos, os seguranças agiram com truculência para tentar barrar os repórteres e cinegrafistas que perguntavam ao presidente se ele assistiu à defesa inicial de Dilma.

Você pode gostar