Por clarissa.sardenberg

São Paulo - João Doria (PSDB) foi eleito, em primeiro turno, prefeito de São Paulo. O candidato tucano obteve 53,29% dos votos válidos, deixando para trás, em segundo lugar com 16% dos votos, o candidato Fernando Haddad (PT), atual prefeito da capital paulista.  Celso Russomano (PRB) ficou com 13% dos votos contabilizados.

?Veja o resultado das urnas em São Paulo

Em entrevista concedida há pouco, o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que tentava a reeleição pelo PT, cumprimentou o candidato do PSDB, João Doria, que venceu a disputa em primeiro turno. Haddad disse que telefonou para Doria, antes da entrevista, colocando-se à disposição deste que a transição de governo ocorra de forma transparente e tranquila.

João Doria é o novo prefeito de São PauloAgência Brasil

“Coloquei toda a equipe da prefeitura, a começar por mim, à inteira disposição [dele] para efetuarmos a melhor transição possível, pensando nos interesses da cidade”, disse o prefeito.

“Em um país onde vemos fragilizadas as instituições republicanas, e fragilidade da República, penso que temos que dar exemplo e fortalecer as instituições, e uma das instituições que mais prezo são as transições de governo, porque isso revela espírito público, respeito à democracia, respeito ao resultado das urnas e à vontade popular. No que diz respeito à minha equipe, estaremos, a partir de amanhã [3], à disposição do prefeito eleito para que possamos elaborar um plano de transição que seja o mais tranquilo possível para que a cidade só ganhe”, disse Haddad.

Haddad disse que foi “a maior honra” ter governado a cidade de São Paulo e que carrega a “sensação de dever cumprido”. “Tenho certeza de que estamos deixando um legado aqui”, afirmou o atual prefeito.

O empresário João Doria disputa nesta eleição o primeiro cargo eletivo. Tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV! Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.

Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney.

Em entrevista à TV Brasil em parceria com o jornal El País, o candidato do PSDB disse que uma de suas principais propostas é a contratação emergencial de hospitais particulares para oferecer exames à população. Segundo Dória, a intenção é que ação, prevista para durar um ano, reduza consideravelmente o tempo de espera por atendimento.

Você pode gostar