Por thiago.antunes

São Paulo - Primeira modelo transgênero a se tornar embaixadora da L’Óreal Paris, a cearense Valentina Sampaio, de 21 anos, foi a sensação nesta segunda-feira da São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do país. Com 1m77 e dona de belos olhos verdes, Valentina estreou no desfile pela etiqueta ‘A La Garçonne’ e, até o final desta semana, vai se exibir nas passarelas por pelo menos mais duas marcas de roupas.

Nascida na cidade de Aquiraz, litoral do Ceará, Valentina é filha de um pescador e de uma professora. Em entrevista ao UOL, ela afirmou que ser transgênero aconteceu de forma natural.

Valentina%2C de 21 anos%2C contracenou com Grazi Massafera e Taís Araújo na campanha da L'Óreal ParisReprodução Instagram

Segundo ela, os pais, os cinco irmãos e os amigos de Valentina tiveram papel importante em sua vida. Se a maioria dos transgêneros sofre preconceito dentro de casa, com ela isso não aconteceu. “Não sofri bullying. Sempre fui muito feliz na escola. Cresci rodeada por amigos”, disse Valentina, na entrevista ao site de notícias.

Seu nome de batismo é segredo. “No princípio gostei de Valentina. Depois de algum tempo, descobri que o significado em latim significa valente, forte. Passei a gostar mais ainda.”

Valentina mora há dois meses na capital paulista e agenciada pela Joy Model. “Ainda existe muito a percorrer e progredir. É preciso conscientizar as pessoas que isso não deve existir. Temos que aprender a respeitar”.

Como garota-propaganda da L’Óreal, Valentina já trabalhou ao lado de Juliana Paes, Grazi Massafera e Taís Araújo. Ele foi convidada para desfilar enquanto fazia faculdade de moda, no Ceará.

O tema da São Paulo Fashion Week, que acontece no Parque Ibirapuera, é “Trans”, e levanta uma discussão sobre as transformações e os novos desafios vividos atualmente.

Você pode gostar