Por lucas.cardoso
Brasília - O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse nesta quarta-feira, esperar que a vitória do republicano Donald Trump não implique em aumento do protecionismo. "Espero que não aconteça. De verdade", disse ele. Citando a máxima do meia Didi, ele comentou que "treino é treino, jogo é jogo. Treino é campanha. O jogo começa agora." E disse esperar que "o jogo seja melhor do que o treino".

Questionado sobre a afirmação feita em meados do ano, em que considerou a hipótese de vitória de Trump um "pesadelo", Serra brincou. "Estive acordado a noite inteira. Só se tem pesadelo dormindo." Depois, mais sério, ele disse que cumpre ao governo "olhar os interesses do País" a partir do resultado da eleição. "E fazer votos a que se saia bem".

O ministro das Relações Exteriores, José SerraDivulgação

Declarações positivas

O ministro das Relações Exteriores também disse que a montagem da equipe do governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será acompanhada de perto pelo Brasil, bem como as primeiras declarações a respeito da política externa, econômica e comercial.Na avaliação do ministro, em seu primeiro discurso após a vitória, Trump mostrou uma face de interlocução. "A ideia é governar para todos", disse Serra. Ele lembrou ainda que, nos Estados Unidos, as indicações para cargos em escalões mais altos precisam ser aprovadas pelo Senado.
Publicidade
Sobre as implicações da eleição de Trump para o País, o ministro disse que o Brasil não estava no centro das discussões da eleição norte-americana, nem era alvo de controvérsia. Isso, na avaliação dele, é positivo para o País no cenário pós-eleição. Serra disse que caberá ao embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, abrir canais de interlocução entre o governo brasileiro e a equipe de transição de Trump.