Por thiago.antunes
Brasil - Será mais difícil em pelo menos ... Câmaras de Vereadores os edis enganadores protagonizarem na surdina atos nada ortodoxos. Em suma, haverá olheiros experientes e coldre na cintura.
A Federação Nacional de Policiais Federais elegeu 21 agentes vereadores nestas cidades. O grupo se reuniu ontem pela primeira vez e a entidade estabeleceu ainda uma meta política: quer eleger por baixo cinco deputados federais em 2018 para lutar pela categoria nas pautas nacionais.
Publicidade
Na rota
Para os novos vereadores e a Fenapef, não há “melhor forma de interferir nos projetos de segurança pública e de neutralizar tentativas de desmonte da Polícia Federal”.
Publicidade
É guerra
Os procuradores pediram ao Solidariedade a cabeça do delegado Francischini e levaram. Há uma feroz guerra entre o MP e a PF nas medidas de combate à corrupção.
Publicidade
É guerra 2
Os delegados ficaram contra o PL relatado por Onyx Lorenzoni porque caiu o item que fortaleceria a PF na cooperação internacional, e o que previa compra de equipamentos
Publicidade
Pé no campo
Um forte consórcio político-empresarial articula a nomeação de Aldo Rebelo para ministro do Meio Ambiente. Emissários do Palácio indicam que os setores produtivo rural e de infraestrutura estão irritados com demoras de licenças ambientais.
Publicidade
Te cuida, Zequinha
O comunista Aldo é tido como bom articulador, conciliador, e entende do novo Código Florestal, do qual foi relator na Câmara. Ainda tem trânsito na Esplanada, a despeito do seu partido. O maior problema é o PCdoB, declaradamente contra Michel Temer.
Publicidade
Vaquejadas
O deputado Maia Filho (PP-PI) apresentou projeto de lei (6.505/16) que pode salvar as vaquejadas de extinção – lei cearense que regula foi anulada pelo STF. O PL de Maia visa ‘disciplinar a atividade’ como cultural e esportiva. E quem maltratar animal além da conta vai para a cadeia.
Publicidade
Do Bunker
Um evento organizado a portas fechadas pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, mexe com os brios dos colegas. É o Seminário de Defesa: Política de Estado - Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Critica-se a presença da ex-deputada Perpétua Almeida.
Publicidade
Gafe militar
Perpétua foi Secretária de Produtos de Defesa, na gestão de Aldo Rebelo. Sem mandato, ela é presidente do Instituto Brasileiro de Defesa e Inovação, que não existe na prática, mas seria, segundo deputados, uma forma de mantê-la próxima à indústria de Defesa
Publicidade
Mico aéreo
O escândalo do pagamento de propina pela Embraer para vender seus aviões faz a empresa mudar todo dia o representante no seminário de Defesa que ocorre hoje. Temem que o executivo tenha de se explicar demais pelo caso e ‘passe recibo’.
Publicidade
OAB x Anatel
OAB foi para cima da Anatel. Ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão. A União não está usando os recursos do bilionário Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Lewandowski pegou a relatoria.
Publicidade
Fora de área
“A Ordem entende que há um completo desvio nas finalidades do fundo. Provas disso estão nos acórdãos no TCU, dos quais se depreende que pouco mais de 1% do valor arrecadado foi, de fato, utilizado na universalização dos serviços de telecomunicações”, aponta o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Publicidade
Rombo escolar
O presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio, professor Cândido Mendes, pediu ao Ministério da Educação a revisão da lei 9.870/99, conhecida por “Lei do Calote Escolar”.
Publicidade
Rombo escolar 2
A lei proíbe sanções de qualquer natureza ao aluno, em caso de inadimplência. “Trabalhamos hoje com um patamar de 40% de inadimplência, e é uma situação que nos preocupa muito”, revela Mendes.
Publicidade
Ponto Final
Conhecemos esse nosso Congresso. Mais alguns dias e as Medidas serão de combate à corrupção no MPF e na PF.
Publicidade
Coluna de Leandro Mazzini