“Na atual crise dos governos, sem poder contar com o dinheiro público, estamos longe do investimento ideal e a saída para revitalizar o setor seria ampliar o número de concessões e conceder as obras para a iniciativa privada.” É o que explica o economista Raul Velloso, especialista em infraestrutura.
“Antes de tudo, o governo precisa enfrentar de peito aberto as dificuldades do setor de logística e infraestrutura. O país está no meio da pior recessão de nossa história, não tem um caminho claro de saída e a causa básica é a forte queda dos investimentos. Esses investimentos são fáceis de realizar na área de infraestrutura, onde há carências enormes. Para isso, os contratos precisam ser estendidos. Isso pode ser feito sem aumentar tarifas e atraindo os capitais abundantes que estão à nossa volta. Basta estender os prazos dos contratos. Isso é algo que as empresas querem fazer e está previsto nos contratos, dentro da lei”, afirma Raul.
Segundo Raul Velloso, o país ainda precisa avançar nessa relação entre o setor público e privado, principalmente para reverter o cenário ruim no setor de infraestrutura. “Os governos estão virtualmente quebrados e com margem zero para investir com base em recursos próprios. Isso se deve à ‘PEC do teto’ dos gastos e à forte recessão. A melhor maneira do país obter investimentos em obras de infraestrutura é através das parcerias com o setor privado”, diz.
No eixo Rio-São Paulo, um dos principais do país, o especialista aponta vantagens das concessões rodoviárias. “Um dos principais benefícios das concessões é permitir aumentar o investimento e a geração de empregos sem custar um centavo a mais para o usuário. Um caso óbvio desses benefícios é o da Nova Dutra, onde as necessidades de investimento da Serra das Araras podem ser facilmente atendidas pela atual concessão, sem custo adicional para o usuário, sem falar na redução dos acidentes fatais”, finaliza Raul.