Por thiago.antunes
Londres - Em longa entrevista ao jornal britânico ‘Financial Times’, a ex-presidente Dilma Rousseff voltou a desancar seu vice, Michel Temer, cujo governo é formado por “velhos brancos ricos ou, pelo menos, daqueles que querem ser ricos”.

Dilma falou sobre a “impressionante mudança” de sorte e sobre seus planos. O espaço concedido a Dilma faz parte de série de entrevistas e perfis exibidos pela publicação com as consideradas ‘Mulheres do Ano’. Além de Dilma, também há entrevistas com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com a ginasta Simone Biles, sensação da Rio 2016.

Dilma mais uma vez pôs a culpa da recessão na 'crise internacional'Roberto Stuckert Filho/PR

A entrevista foi concedida em Porto Alegre a Joe Leahy. Ele descreve que Dilma mostra indignação nervosa em qualquer menção sobre Temer, contra o qual insinua acusações de corrupção.

“Eu acho que a oligarquia brasileira ficou chateada com essa pequena redistribuição da riqueza”, disse Dilma. “Após séculos de exclusão, este foi um esforço muito pequeno na inclusão. Não foi fantástico; precisa ser muito mais do que fizemos”, continuou.
Publicidade
O ‘FT’ destaca que Lula lhe deixou crescimento econômico de 4% ao ano. Já Dilma entregou a Temer, neste ano, uma economia que estava se contraindo quase na mesma proporção — considerada a pior recessão do Brasil em mais de um século.
O ‘Financial Times’ pondera que, embora o Brasil tenha sido atingido pela queda das commodities, suas políticas intervencionistas — como tentar controlar os preços dos combustíveis e da energia — minaram a confiança das empresas.
Publicidade
“Mas qualquer pessoa que espere um mea-culpa sairá decepcionada. A crise global está por trás dos problemas da economia, diz ela, enquanto o Congresso congelou tentativas de introduzir reformas.”
‘Loucura'
Publicidade
Para Dilma, a proposta de Temer de congelar o crescimento dos gastos orçamentários por 20 anos é uma “loucura”. “Durante uma recessão, uma política de austeridade é o suicídio”, disse ela. “No curto prazo, você tem que aumentar o investimento público.”
Dilma insistiu também durante a entrevista que, se não fossem as reformas que ela introduziu para combater a corrupção, a Lava Jato nunca poderia ter acontecido.
Questionada sobre o futuro, a ex-presidente disse que não pretende mais concorrer a cargos eletivos. “Mas continuarei a ser politicamente ativa”, avisou. Ela planeja viajar para o exterior para informar outros países sobre o retrocesso do governo Temer.