Por lucas.cardoso
Paraná - O Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (Paraná), registrou a primeira reprodução em cativeiro de onças-pintadas. Dois filhotes nasceram nesta semana, entre a tarde de quarta-feira, e a manhã de quinta.
O nascimento dos bebês-o??nças, ocorreu apenas três meses depois da aproximação entre Valente, antigo morador do Refúgio, e a recém-chegada Nena, procedente da divisa do Mato Grosso do Sul e Goiás.
Publicidade
A reprodução da espécie era um sonho antigo dos profissionais do Refúgio. O Bela Vista já é referência em reprodução de outros animais, como a harpia, o veado-bororó e a anta. O nascimento das onças confirma que esta época é um período fértil no Refúgio, onde atualmente as harpias, por exemplo, estão se reproduzindo. Seis ovos estão sendo chocados.
A fêmea é a Nena (preta)%3B o macho é o Valente (pintado)Divulgação

??Pretinhos

Os dois filhotes de onça passam bem. Eles são melânicos, isto é, sua cor é preta, como a da mãe. Mas, embora ??Nena seja preta e Valente seja pintado, a diferença é só uma questão de pigmentação, em função da quantidade de melanina. Ambas as onças são da mesma espécie (Panthera onca).
Publicidade
Para garantir a integridade dos bebês-onças e evitar estresse da mãe, só a partir da semana que vem serão feitas imagens dos animais. Se tudo der certo, já em março a mãe com os filhotes serão expostos para visitação. Atualmente, só Valente é mantido na área de visitantes do recinto das onças que integra o circuito turístico.
??Conquista
Publicidade
Desde duas semanas atrás, quando Nena estava apresentando mais evidências que um possível nascimento estava próximo, ela foi retirada do recinto principal, para se preparar para a chegada dos bebês. Agora, a mamãe-onça e os filhos estão em uma maternidade isolada no Zoológico Roberto Ribas Lange, onde recebem todos os cuidados.
Para o médico-veterinário Wanderlei de Moraes, essa é uma das principais conquistas da unidade. A primeira esperança de reproduçãoda espécie começou há 14 anos, com a chegada da onça Juma, que mais tarde se descobriu ter problemas de infertilidade (que já não tinha mais idade para se reproduzir).

??Em extinção

Em todo o Brasil, Nena e Valente são o único casal de onças-pintadas da Bacia do Rio Paraná mantido em cativeiro. A maioria dos casais atualmente em cativeiro tem como origem a Amazônia.

Publicidade
Quando Nena chegou, em setembro, os profissionais da unidade de conservação foram bastante prudentes. Eles trabalhavam com a expectativa de que os primeiros filhotes fossem gerados em um ano.
A antecipação do prazo traz esperança de nascimento de mais onças-pintadas, espécie em processo de extinção na natureza. A única reserva de grande porte no Sul do País que abriga a espécie é o Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, onde estão as Cataratas.
Publicidade
??Histórico
A onça-preta fêmea foi doada à unidade de conservação pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada, de Goiás. Em idade fértil, a nova integrante do plantel de Itaipu foi sendo gradativamente introduzida no recinto da onça-pintada macho Valente, para que se acostumassem um com o outro.
Publicidade
Valente, capturado em uma fazenda no Mato Grosso do Sul, na divisa com São Paulo, tem nove anos de idade e Nena, três. Ela é a sexta onça recebida pelo Refúgio mantido pela Itaipu Binacional. Primeiro veio Juma, em 2002. Depois, Tonhão, Valente e Teka (também conhecida como Beyonça). E em setembro, junto com Nena, chegou também uma onça-pintada macho, que tem a mesma idade dela. Estrela do Refúgio desde que havia chegado ao local, Juma morreu no começo deste ano. Tonhão e Teka foram conduzidos para outros zoológicos.
Refúgio
Publicidade
O Refúgio Biológico Bela Vista está Instalado em uma área de 1.908 hectares na margem brasileira da usina, em Foz do Iguaçu (PR). O espaço reúne hoje a maior diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção. O plantel de Itaipu conta com mais de 380 animais. O local é aberto à visitação. Moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região das três fronteiras não pagam para conhecer o atrativo.
Mais do que uma atração turística, o Refúgio Biológico de Itaipu é um importante centro de pesquisas e desenvolvimento de projetos, que recebe especialistas do mundo inteiro.