Brasil

Coluna Esplanada: A batalha previdenciária no Congresso

Primeira ideia da oposição é reunir parlamentares suficientes para tentar obstruir a tramitação da Reforma da Previdência na comissão especial

Brasília - A base do governo tem certeza que, apesar das resistências, conseguirá aos trancos e barrancos aprovar a reforma previdenciária. Na Câmara, a proposta estaria aprovada até março. No Senado, em junho. A questão não se resume a um calendário palaciano. A oposição deu início ao mapeamento de dissidentes da base aliada do presidente Michel Temer. A primeira ideia é reunir parlamentares suficientes para tentar obstruir a tramitação da Reforma da Previdência na comissão especial – que será instalada em fevereiro – no plenário da Câmara.

Aliados na tristeza

A Minoria conta com o apoio das entidades sindicais e espera a dissidência de no mínimo 50 parlamentares da base. O foco por enquanto é a bancada do PMDB.

Alerta do Norte

Da série eu aviei. Há dois meses, os senadores Telmário Mota (PDT-RR) e Jorge Viana (PT-AC) avisaram que o sistema carcerário do Norte se transformaria numa tragédia.

Ineficaz

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Padre João (PT-MG), a chacina no presídio de Manaus ocorreu sob “as vistas omissas ou cúmplices de seus agentes e autoridades”.

Terceira via

Pessoal do bloco do centrão não gostou da visita de Jovair Arantes (PTB-GO) ao Palácio do Planalto para falar sobre sucessão na presidência da Câmara. O PSD também está desconfiado com o deputado Rogério Rosso (DF). Se ele não embalar a candidatura à presidência da Casa, pode ser alçado Rômulo Gouvea (PB).

Caciques & Pataxós

Alvo dos brasileiros emergentes e os ricos tradicionais, Miami está perdendo a graça para uma turma endinheirada tupiniquim, e Trancoso voltou a ser o destino exclusivo cobiçado. O banqueiro Ronaldo Cézar Coelho constrói uma mansão de R$ 9 milhões no litoral baiano. De frente para o mar. David Feffer, do mercado de celulose, idem.

Na moita

Um executivo da Odebrecht preso na Lava Jato e logo solto, chamado de Dr. Alex, foi visto feliz com a família numa praia baiana neste fim de semana.

Tratamento Vip

Alheio às especulações de que pode ser minado por ‘aliados’ que desejam seu cargo, o ministro da Saúde dá tratamento vip a parlamentares que pedem audiência. Nenhum deles fica mais que dois minutos na antessala. Ricardo Barros os convida a ficar nos sofás de seu gabinete enquanto termina uma reunião ou despacho.

Estacionado

Arrasta-se no Senado a PEC que reduz de 513 para 405 deputados federais. O número mínimo de deputados federais passaria de 8 para 4, nos estados com menor população, e o número máximo de 70 para 50, nos estados mais populosos.

Nocaute técnico

Em Correntina, na Bahia o prefeito eleito Maguila (PCdoB), suspendeu a coleta de lixo. Avisa em carros de som para o povo segurar o lixo dois dias em casa até ele colocar ordem nos serviços públicos. Acusa o antecessor tucano de desordem nas contas.

Caminho paralelo

Os servidores da Receita Federal não deixarão de frequentar o Salão Verde, mesmo após a publicação da Medida Provisória que concedeu um robusto aumento na folha de pagamento no final de dezembro. Os auditores fiscais, especialmente, enxergam uma conspiração contra o órgão em dois projetos de lei, o 5864/2016, que tramita na Câmara, e o 406/2016, que está no Senado.

Aparelhamento

Observam que especialmente o projeto no Senado instala o “caos administrativo”, porque derrubaria a “autoridade do auditor fiscal” e ataca o cargo em suas prerrogativas e atribuições. De acordo com o Sindifisco Nacional, os dois textos tem em comum o poder de viabilizar o aparelhamento político na Receita Federal.

Bota e bombacha

O senador Paulo Paim (PT-RS) diz estar pronto para a guerra contra as mudanças nas leis trabalhistas, que embala a onda reformista de Michel Temer.

Ponto Final

Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) quer ampliar os direitos trabalhistas da categoria. Vai pressionar pela aprovação do projeto 8255.

Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie