Por caio.belandi

Porto Alegre - A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, nos últimos dias, ao menos 24 pessoas nos três Estados do Sul do país, informou a corporação em entrevista coletiva, nesta segunda-feira. A quadrilha é acusada de roubar carros e negociar os veículos pelo aplicativo WhatsApp. A Operação Macchina Nostra descobriu dez grupos virtuais onde eram leiloados cerca de 1,5 mil carros.

Os clientes sabiam da origem dos veículos e eram moradores de nove Estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia. Para atrair compradores, os carros eram vendidos por preços até dez vezes abaixo dos praticados no mercado.

Ainda segundo a investigação, o grupo era a principal responsável por roubos de Líder veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre. O líder da quadrilha foi detido em um condomínio de luxo em Viamão, próximo à capital gaúcha. Além de negociar com os receptadores, ele comandava os roubos, a clonagem de placas e a confecção de documentos falsos.

Quadrilha leiloava carros roubados em Porto Alegre para todo o Brasil%2C via grupos de WhatSappReprodução/TV Globo

As investigações duraram um ano e foram realizadas pela Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Ao todo, foram cumpridos 54 mandados, entre os de prisão e busca e apreensão. Estima-se que os presos movimentaram R$ 6 milhões com as vendas. A polícia bloqueou sete contas bancárias e sequestrou bens e imóveis que somam mais de R$ 1,5 milhão.

Com informações da Agência Estado

Você pode gostar