Brasil

Brasil terá mais 30 santos a partir de 15 de outubro

Pastores de Fátima serão canonizados

Brasília - Já tem data para o Brasil ter mais 30 santos. O papa Francisco anunciou nesta quitna-feira que canonizará, no dia 15 de outubro, no Vaticano, os primeiros mártires brasileiros. São os sacerdotes André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o laico Mateus Moreira, além de outros 27 fiéis assassinadas em 1645, durante o período das invasões holandesas. 

Ambrósio Ferro: futuro santo Reprodução

Para que sejam canonizados, os mártires brasileiros não necessitaram nenhum milagre, apenas o parecer positivo dos membros da Congregação para as Causas dos Santos, que reiteraram que o assassinato foi por “ódio à fé”.

Os massacres foram executados por índios tapuias e soldados holandeses, sob comando de Jacob Rabbi, alemão a serviço da Companhia das Índias Ocidentais.

As primeiras vítimas foram mortas em 15 de julho, durante missa celebrada pelo padre Ambrósio Ferro. Após a consagração da hóstia, a tropa holandesa trancou as portas da igreja e, após sinal de Rabbi, os índios chacinaram os fiéis.

Outro grupo, no qual estava o padre André de Soveral, foi massacrado em 3 de outubro. O camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas, enquanto, segundo a tradição, repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

Os beatos já são santos populares, com celebrações em quatro paróquias no Rio Grande do Norte.

Fátima

Já as crianças que viram a aparição da Virgem Maria em Fátima, Portugal, serão canonizadas no dia 13 de maio, durante a viagem do Papa Francisco a Portugal.

Francisco e Jacinta Marto, os irmãos pastores, segundo a Igreja católica, presenciaram, ao lado da prima Lúcia, a aparição da Virgem Maria. Francisco viajará para Fátima, onde participará dos atos em comemoração do centenário das aparições, no dia 12 de maio. 

Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie