Por caio.belandi

Rio Grande do Sul - Pelo menos uma pessoa morreu na madrugada desta quinta-feira, em razão das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul há quase duas semanas. As condições climáticas — que, apesar dos estragos, ainda não havia feito vítimas — podem ter sido a causa de outras duas mortes investigadas pela Defesa Civil gaúcha.

Chuvas atingem dezenas de municípios no Rio Grande do SulDivulgação/Governo do Estado do Rio Grande do Sul

A morte foi registrada no município de Liberato Salzano, no noroeste do estado. Um jovem de 17 anos morreu após ter sido atingido por um raio. Em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, uma mulher de 79 anos morreu na localidade de Vila Oliva, onde cerca de 100 casas foram afetadas pelas chuvas. A causa da morte ainda está sendo investigada.

Em Porto Alegre, uma residência foi atingida por um deslizamento de terra durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros resgatou uma pessoa com vida e trabalha para retirar uma possível vítima dos escombros.

De ontem para hoje, o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul aumentou de 56 para 68. Segundo boletim divulgado na manhã desta quinta-feira, pela Defesa Civil, 136 municípios foram afetados pelas chuvas das últimas semanas em todo o estado. O número de desabrigados e desalojados subiu de 5,7 mil para 9,8 mil pessoas.

A maior parte dos afetados pelos estragos estão em Uruguaiana, Itaqui e São Borja, municípios da fronteira com a Argentina. Eles estão à beira do Rio Uruguai que, em alguns pontos, ultrapassou os 4 metros acima do nível de alerta estipulado pela Defesa Civil.

Você pode gostar