Por caio.belandi

Rio - O instituto de pesquisa DataFolha divulgou, nesta segunda-feira, um novo levantamento sobre as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018. Nos oito cenários mostrados para o primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos. 

O instituto entrevistou 2.771 pessoas nos dias 21 e 23 de junho. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Ex-presidente lidera todos os cenários da pesquisa do DataFolhaEfe

No primeiro cenário, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disputando pelo PSDB, Lula tem 30%, com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) com 16% e a ex-senadora Marina Silva (Rede) com 15%. O tucano vem com 8%, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 5%. Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Ronaldo Caiado (DEM) têm 2%, o mesmo número de pessoas que não sabem ou não opinaram. Brancos e nulos formam 18%.

Marina Silva aparece na segunda colocação contra Lula, e lidera sem o ex-presidente na disputaReprodução Facebook

Com o prefeito de São Paulo, João Dória, concorrendo pelo partido tucano, Lula permanece com 30%. Marina e Bolsonaro aparecem com 15%, enquanto o candidato do PSDB chega a 10%. Ciro Gomes tem 6%. O número de brancos e nulos cai para 16%, enquanto os demais ficam no mesmo patamar do primeiro cenário.

Deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) mantém mesmo patamar em todos os cenários e aparece em terceiroAgência Brasil

Barbosa em 4º na disputa 

A terceira projeção coloca o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa (sem partido), na disputa, sem Ciro Gomes. Com Alckmin pelo PSDB, os três primeiros permanecem como no segundo cenário, enquanto o jurista aparece com 11%. O governador de São Paulo tem 8%. Genro, Jorge e Caiado ficam com 2%, assim como os que não opinaram. Brancos e nulos somam 14%.

Ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa tem seu nome ventilado, mas nega candidaturaDivulgação / STF

Ainda com Barbosa concorrendo, dessa vez com Dória no lugar de Alckmin, Lula tem 29%, com Marina ficando com 15% e Bolsonaro caindo para 2%. O ex-ministro do Supremo aparece com 10% contra 9% do prefeito de São Paulo. Genro e Jorge ficam com 2%, já Caiado cai para 1%. Brancos e nulos são 15%. Não sabem ou não opinaram, 2%.

Sem Lula e sem PT

O DataFolha também fez projeções sem o ex-presidente, réu na Operação Lava Jato. Sem o PT na disputa, Marina Silva tem 22% e Jair Bolsonaro vai a 16%. Joaquim Barbosa tem 12% contra 9% de Ciro Gomes e Geraldo Alckimin. Luciana Genro sobe para 3%. Jorge e Caiado permanecem com 2%. Não sabem ou não opinaram somam 3%. Brancos e nulos somam 23%.

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é opção do PT caso Lula não concorraWilson Dias/ABr

No cenário com o ex-prefeito paulista, Fernando Haddad (PT), na disputa, os dois primeiros não mudam: Marina com 22% e Bolsonaro com 16%. Barbosa sobe para 13% e Alckimin para 10%. Genro vai a 4%, enquanto Haddad fica com 3%. Jorge e Caiado ficam com 2%. Nulos e brancos vão a 25% do eleitorado, enquanto 3% não sabem ou não opinaram.

A Lava-Jato na disputa

Os dois últimos cenários contam com uma inteferência direta da Operação Lava-Jato. No primeiro, com a participação do juiz federal Sérgio Moro (sem partido). Lula tem 29% contra 14% do magistrado, o mesmo número em que aparece Marina Silva. Bolsonaro tem 13%. Alckimin tem 6%. Genro e Jorge aparecem com 2% e Caiado com 1%. Brancos e nulos caem para 15% e não sabem, 2%.

Principal nome da Operação Lava-Jato, juiz federal Sérgio Moro aparece com boa projeção nas pesquisasLula Marques / Agência Brasil

Já na projeção sem alvos da Lava-Jato, Marina Silva chega a 27%, com Bolsonaro indo a 18% e Dória com 14%. Ciro Gomes chega a 12%. Brancos e nulos vão a 26% e não sabem, 2%.

Prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) teria que abandonar mandato na metade para ser candidatoEfe

Segundo turno: Lula vence em três dos cinco cenários

O ex-presidente também anda com boas projeções no segundo turno. Caso a disputa seja com os tucanos, leva contra Alckimin (45 a 32%) e Doria (45 a 34%). Contra o deputado Bolsonaro, também vence: 45% a 32%. Já contra Marina Silva, a pesquisa mostra empate técnico, com ambos nos 40%.

A única derrota do ex-presidente seria contra o algoz da Lava-Jato. Sérgio Moro aparece com 44% contra 42% do petista, em empate técnico.

Ciro Gomes é pré-candidato à presidência em 2018, pelo PDTDivulgação

Sem Lula, cada um leva um cenário

Se o ex-presidente ficar fora do segundo turno, a liderança na pesquisa também varia. Marina bate Bolsonaro por 49% a 27%. Geraldo Alckimin vence Ciro Gomes por 34% a 31%. O pedetista aparece na frente se confrontar João Dória, mas com empate técnico: 34% a 32%.

Você pode gostar