Por gabriela.mattos
Brasília - O deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) será o novo secretário de Governo do Governo Temer. O próprio presidente convidou o deputado para a vaga ocupada por Antonio Imbassahy (PSDB-BA). O principal desafio do futuro ministro é conseguir angariar votos para aprovar a Reforma da Previdência.
O peemedebista foi o principal nome da 'tropa de choque' de Eduardo Cunha na Câmara, inclusive na votação que culminou na cassação do mandato do ex-presidente da Casa. Ele esteve entre os dez deputados que votaram contra a perda do mandato de Cunha (450 votaram a favor) e foi o único a utilizar a tribuna da Casa para defender o colega. Depois de preso, Cunha ainda recebeu visitas suas em Curitiba.
Entre os feitos de Carlos Marun está a veemente defesa de Eduardo Cunha no processo de cassaçãoAlex Ferreira / Câmara dos Deputados

Na lista dos "feitos" do deputado do Mato Grosso do Sul, está o destaque de seu trabalho interno pelo arquivamento das duas denúncias da Procuradoria-Geral da República contra Temer. Inclusive, quando a segunda denúncia foi derrubada, se aproximou de alguns jornalistas que acompanhavam o processo e, literalmente, fez uma dancinha e cantou vitória: "Tudo está no seu lugar. Graças a Deus, graças a Deus. Surramos mais uma vez essa oposição, que não consegue nenhuma ganhar", disse Marun no ritmo da canção "Tudo Está no Seu Lugar", de Benito di Paula.

Publicidade
Com a nomeação de Marun e o consequente afastamento do PSDB em mais uma pasta importante do governo, partidos como PP, PSD, PR, PTB, PSC - além do próprio PMDB -comemoram e 'se acalmam', aumentando as chances do Planalto conseguir aprovar a Reforma da Previdência.