Lula  - Paulo Ermantino / Agência O Dia
Lula Paulo Ermantino / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - O ex-presidente Lula (PT) segue na frente nas intenções de votos para presidente da República com 37,3%, seguido por Jair Bolsonaro (PSL) com 18,8% das intenções. A pesquisa do instituto MDA foi divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta segunda-feira.

Caso Lula não consiga ter sua candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral, Fernando Haddad (PT), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL), nessa ordem, seriam os principais herdeiros dos seus votos, segundo a pesquisa. Neste caso, 31,3% votariam em branco ou nulo e 16,6% declararam-se indecisos.

Nos cenários de 2º turno sem o ex-presidente Lula, observa-se empate técnico nas seis simulações realizadas, envolvendo os nomes de Jair Bolsonaro, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes. Verifica-se, ainda, grande número de votos brancos, nulos e de indecisos.

A avaliação da atuação do presidente Michel Temer e a sua aprovação atingem os menores níveis da série histórica das pesquisas CNT de Opinião, realizadas desde 2001. É positiva para 2,7% dos entrevistados contra 78,3% de avaliação negativa.

A expectativa da população para os próximos seis meses permanece pessimista para as áreas da economia, saúde, educação e segurança.

Em relação às eleições para presidente neste ano, a maioria se mostra com pouco ou nenhum interesse, assim como também conhece pouco ou nada sobre as opções de candidatos. Esses resultados, aliados ao elevado percentual de votos brancos, nulos e de indecisos para os cenários sem o nome do ex-presidente Lula, apontam para uma disputa com grande indefinição e possibilidade de mudanças importantes ao longo do período eleitoral.

As áreas prioritárias para o Brasil envolvem saúde, educação, emprego e segurança, enquanto que as características mais importantes para o próximo presidente são a honestidade, a apresentação de novas propostas para o país e a trajetória de vida do candidato.

Resumo dos resultados

1º TURNO: 

Lula: 37,3%

Jair Bolsonaro: 18,8%

Marina Silva: 5,6%

Geraldo Alckmin: 4,9%

Ciro Gomes: 4,1%

Alvaro Dias 2,7%

Guilherme Boulos: 0,9%

João Amoêdo: 0,8%

Henrique Meirelles: 0,8%

Cabo Daciolo: 0,4%

Vera: 0,3%

João Goulart Filho: 0,1%

José Maria Eymael: 0,0%

Branco/Nulo: 14,3%

Indecisos: 8,8%.

Caso o ex-presidente Lula seja impedido de concorrer a presidente da República, dos 37,3% que afirmam votar nele na pergunta estimulada, 17,3% iriam para Fernando Haddad, 11,9% para Marina Silva, 9,6% para Ciro Gomes, 6,2% para Jair Bolsonaro, 3,7% para Geraldo Alckmin, 0,8% para Guilherme Boulos, 0,7% para Alvaro Dias, 0,7% para Henrique Meirelles, 0,5% para Vera; 0,3% para Cabo Daciolo, 0,3% para João Amoêdo, 0,1% para João Goulart Filho, 31,3% para branco/nulo e 16,6% se declaram indecisos. 

Avaliação do governo

A avaliação do governo do presidente Michel Temer é positiva para 2,7% dos entrevistados contra 78,3% de avaliação negativa. Para 17,7%, a avaliação é regular, e 1,3% não souberam opinar. A aprovação do desempenho pessoal do presidente atinge 6,9% contra 89,6% de desaprovação; 3,5% não sabem opinar.

Você pode gostar