Por Leandro Mazzini

Brasília - A proposta (PRS 53/2018) que acaba com o voto secreto para presidente e outros cargos irá tramitar em regime de urgência no Senado. Autor do projeto e um dos articuladores da vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP), o senador Lasier Martins (PSD-RS) já conseguiu as assinaturas (21) necessárias para a urgência de tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, onde aguarda definição de um relator.

Texto modifica o artigo 60 do Regimento do Senado que sustenta o voto secreto nas eleições da Mesa Diretora.

Dirceu na tela

José Dirceu vai ao Rio, dia 23, para encontro com amigos que vão ajudá-lo no documentário de TV sobre suas memórias. Dia 24, ele sobe a Petrópolis para autógrafos.

Mineistério

O ministro Marcelo Álvaro, do Turismo, que retomou o cargo ontem contra previsões pessimistas de investigações, montou um gabinete todo mineiro, de sua terra.

Mãos ao alto!

O histórico de CPIs – e o que delas resultou – alerta o povo para que desconfie de parlamentares insistentes em investigação da Vale. É caso de Polícia, e só.

Contra-Decretos

A oposição na Câmara já apresentou nove projetos de decreto legislativo (PDL) para tentar derrubar medidas do Governo Jair Bolsonaro que entraram em vigor em Janeiro. Um deles, da deputada Margarida Salomão (PT-MG), pretende suspender o Decreto 9.690/19 que alterou a Lei de Acesso à Informação e ampliou o número de servidores que podem classificar os dados sigilosos.

Maldição do cargo

O todo poderoso Onyx Lorenzoni (três ministérios e as presidências das Casas no Congresso na conta) virou o alvo dos deputados do Centrão na Câmara. É a turma que quer dificultar a aprovação da reforma da Previdência e do pacote anticrime.

Boi de ouro

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, tem chance inédita de explicar, diante da quase moratório do Estado, o decreto de fim de ano que concedeu perdão de quase R$ 1 bilhão em ICMS à JBS, três anos atrás.

Brumadinho

Os cerca de 400 bombeiros do Estado de Minas – guerreiros incansáveis, vale ressaltar – dão conta do trabalho de busca de desaparecidos no lamaçal da Vale. Será mesmo? Ou precisam da ajuda de quase 2 mil soldados das Brigadas de BH e de Juiz de Fora que o Exército disponibilizou, não requisitados pelo governador Romeu Zema?

Mão de obra

Em nota à Coluna, a assessoria do Governo de Minas informa que os soldados não têm o preparo técnico dos bombeiros, e que o Exército tem colaborado com cessão de helicópteros e pessoal de apoio, como a desobstrução da pista da MG-040.

Lula e Marisa

A direção do PT fará homenagem amanhã à dona Marisa, esposa falecida do ex-presidente Lula da Silva, durante a festa dos 39 anos de fundação do partido na quadra do Sindicato dos Bancários, em São Paulo. Amigos e advogados que visitaram Lula na prisão disseram que o ex-presidente fala muito na esposa, que morreu há dois anos.

Coluna no rádio

O colunista estreou como comentarista da Rádio Globo Noroeste Paulista, sede São José do Rio Preto, no programa Café das Seis com o experts Carlos Viana, Alexander Mamed e Andressa Zafalon. Todas as segundas, com bastidores de Brasília para conceituada rádio e ouvintes de 40 cidades da região.

Coluna na TV

Retomaremos em março o boletim semanal para o telejornal Mais Notícias, comandado por Luiz Fernando Rocha na Rede Mais, Record TV de Minas Gerais.

Esplanadeira

A Tegra Incorporadora, do Grupo Brookfield, promove eventos de experimentação para dois de seus empreendimentos no Rio de Janeiro, amanhã, em Jacarepaguá, e dia 14 no Volp40, em Botafogo.

Você pode gostar
Comentários