Por Leandro Mazzini

Brasília - Atrás de votos que confirmem a aprovação da reforma da Previdência, o Palácio do Planalto finaliza mais uma medida para agradar os ruralistas que comandam a maior bancada da Câmara Federal. Já está na Casa Civil a Medida Provisória que regulamenta o Fundo de Aval Fraterno para liberar financiamentos para produtores rurais.

O Governo também estuda enviar ao Congresso proposta para anistiar as dívidas previdenciárias das empresas do agronegócio com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, o famoso Funrural.

Memória

No início do mês, a bancada ruralista anunciou posição a favor da reforma da Previdência.

Nada republicanos

A sensação de deputados - alguns da oposição – é que o PT não engole a derrota eleitoral, e na CCJ quer prejudicar o Governo, não debater a reforma da Previdência.

Aliás...

...foi assim quando os petistas tentaram barrar a aprovação do Plano Real. E os partidos do Centrão? Botam a faca no pescoço do presidente para que atenda seus interesse$.

Aproximações

Alvo de críticas desde o início do governo, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, recebeu há dias o apoio do deputado federal João Campos (PRB-GO), um dos líderes das bancadas evangélica e da segurança. Em encontro no Itamaraty, Campos disse que a aproximação com os Estados Unidos e Israel foi bem recebida no Congresso porque estimula o comércio e o avanço tecnológico, além dos valores cristãos.

Luz vermelha

O revés da cambaleante base governista na Comissão de Constituição da Câmara acendeu a luz vermelha no "núcleo duro" do Governo de Jair Bolsonaro. A oposição e líderes de partidos do Centrão emperraram a tramitação da reforma da Previdência e conseguiram o que queriam: sinalização do relator, Marcelo Freitas (PSL-MG), e do Governo de que o texto será modificado.

Centrão 2.0

Uma das medidas emergenciais em análise no Planalto é antecipar a criação do conselho político para tentar aproximar o Planalto com os partidos e o Congresso Nacional.

Salvo da degola

O Conselho Nacional de Previdência foi preservado no Decreto nº 9.759, que "extingue e estabelece diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal". Além do Governo Federal, o Conselho de Previdência tem em sua composição representantes de centrais sindicais como CUT, UGT, Contag e CTB.

A lista

Entre os colegiados extintos estão o Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; a Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena; a Comissão Nacional de Florestas; o Conselho da Transparência Pública e Combate à Corrupção.

Que medo é esse?

A convocação da Força Nacional para acompanhar e monitorar os nativos conota para os caciques desrespeito e preconceito com os indígenas de variadas etnias que estão em Brasília para os festejos. Ano passado, no acampamento Terra Livre, não houve confusão. Este ano não há acampamento – eles estão espalhados por pousadas e casas de amigos na capital, e no Santuário dos Pajés, no Noroeste, bairro nobre da capital.

Os Lacerdistas

Responsável pela reforma do Maracanã, reinaugurado em 1963, e do Theatro Municipal, palco da festa do Quarto Centenário do Rio de Janeiro, Emílio Ibrahim, 94, conclui livro sobre o ex-governador Carlos Lacerda. O título é "Os lacerdistas".

Do baú

O engenheiro diz ter pérolas guardadas para a edição. "O ex- governador morreu (em maio de 1976) abandonado pelos puxa sacos, mas conseguiu manter seguidores fiéis, como o poeta Carlos Drummond de Andrade. Tenho uma linda frase do escritor mineiro de elogio ao Lacerda, além de fotos, cartas, material de acervo pessoal", diz Ibrahim.

Esplanadeira

O La Boutique Café Caraíva estreou seu letreiro na praia do famoso vilarejo do litoral sul baiano.

Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, palestra na quinta, 25, no Brasil de Ideias, da Revista VOTO, no Copa Palace no Rio.

O Espaço Cult da Paulo Octávio abre sua temporada 2019 hoje com a exposição "Miragens" de Paulino

Aversa, em homenagem aos 59 anos de Brasília, na 208/9 Norte.

Você pode gostar
Comentários