É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Dicas de alimentação saudável para os pets

É preciso observar as características e necessidades de cada pet para escolher o alimento adequado

Por MARIA INEZ MAGALHÃES

Alimentação adequada é fundamental para a qualidade de vida e longevidade dos pets
Alimentação adequada é fundamental para a qualidade de vida e longevidade dos pets -

É quase impossível resistir aquela cara de pidão que nossos peludos fazem quando o assunto é comida! Lá em casa, é tanta chantagem que parecem até que passam fome! Mas resistir é preciso porque a alimentação adequada é fundamental para o bem-estar, qualidade de vida e longevidade dos gatos e cães. Mas como saber se estamos alimentando nossos pets de forma ideal?

Quem responde a essa dúvida é a Luciana Peruca, veterinária da Royal Canin. A ração deve ser específica para a raça, porte, espécie e condição de saúde porque cada animal tem sua necessidade nutricional. A quantidade adequada está nas embalagens de ração, portanto, fique de olho no pacote e siga as recomendações da tabela. Oferecer alimento em excesso é frequentemente a causa de sobrepeso. Os petiscos como premiação podem ser oferecidos, mas com moderação porque eles também contêm calorias.

Petiscos podem, mas com moderação porque eles também contêm calorias - Reprodução Internet

O alimento úmido, quando completo e balanceado, pode ser oferecido sozinho ou em combinação com a ração seca. A mistura das texturas e aromas deixa o alimento ainda mais atraente para o animal. Mas Luciana explica que é preciso fazer a adaptação se seu animal ainda não está habituado a ela para que o organismo do seu pet de adapte a ele. E essa recomendação serve para a mudança da alimentação seca também.

O local onde colocar os potes de comida também deve ser levado em conta. O comedouro deve estar sempre em local arejado e de fácil acesso, mantendo distância do tapete higiênico do pet. A dica de Luciana é deixá-los, de preferência, em áreas em que o pet gosta de circular.

Para saber se está dando a alimentação adequada leia as recomendações nas embalagens dos alimentos - Reprodução Internet

E, lembrando que água só faz bem! Tenha sempre água filtrada e fresca disponível, fazendo sua troca diariamente. Ter mais de um bebedouro pela casa promove maior ingestão de líquidos.

E, claro, sempre que for mudar qualquer coisa na rotina do seu pet consulte o veterinário!

 

EXPOSIÇÃO INÉDITA DE FELINOS CHEGA AO RIO

Persa é uma das 17 raças de felinos em exposição Rio no evento da PremieRpet - Divulgação

Atenção gateiros do Rio! Chega à cidade, nos dias 21 e 22 desse mês, a exposição de felinos com 120 bichanos de 17 raças diferentes, incluindo a SRD. É cada um mais fofo que o outro, como esse Persa (foto). O evento é da PremieRpet e Rio Cat Club. Os peludos estarão na AABB da Tijuca, das 10h às 17h, e a entrada é gratuita, mas quem puder, leve uma lata de leite em pó para a Aliança da Fraternidade, que assiste famílias carentes. A PremieRpet irá doar a mesma quantidade arrecadada em alimentos para gatos para a Associação Casa do Cão e Gato, de Niterói. Veterinários da PremieRpet estarão na AABB para tirar dúvidas. Haverá concurso de beleza felina e adoção de felinos do Projeto Mia Rio. R. Haddock Lobo 227.

JULHO É TEMPO DE 'ARRASTA PATA'...

No próximo domingo, você e seu pet tem programa garantido: é o Arraiá Vegano e Vegetariano da Associação Quatro Patinhas. Será das 11h às 18h no Clube Boqueirão. E o melhor: com entrada grátis! Vai ter comida, doces, brinquedos para as crianças, palestras, além da campanha de adoção e muito mais. E quem puder, pode levar doações para a ONG. R. Jardel Jércolis 50, Glória.

E O 'AURRAIÁ' VAI ATÉ O FIM DO MÊS

Tem 'arrasta pata' ainda no próximo dia 28 do pelo Abrigo João Rosa, de 13h às 19h, no Sport Club Mackenzie, no Méier. Vai ter comida típica, música, brincadeira, sorteio e produtos da loja do abrigo e bazar. O convite é R$ 8 e criança até 12 anos não paga. O evento é em prol dos animais, porém a festa é só para humanos. R. Dias da Cruz 561. Mais em festa@abrigojoaorosa.org.

ME LEVA?!

As três 'meninas' estão para adoção na Hospedagem Cantinho Cão Feliz - Divulgação

Olá. Somos irmãs à espera de uma família na Hospedagem Cantinho Cão Feliz. Já estamos castradas, vacinas, temos dez meses e somos de porte médio. Podemos ser adotadas separadamente. Falem com a Lorena (99719-6188). Merecemos um lar só para nós, não acham?!

FEIRA DE ADOÇÃO NA BARRA

No próximo sábado, tem feira de adoção no Shopping Downtown, na Barra, das 12h às 19h, com os pets da Focinhos de Luz. O evento faz parte da programação da Feira Sabores da Roça Downtown, com entrada grátis. Av. das Américas 500.

Galeria de Fotos

Para uma alimentação ideal deve-se observar as características e necessidades de cada pet Reprodução internet
Alimentação adequada é fundamental para a qualidade de vida do pet Reprodução Internet
Alimentação adequada é fundamental para a qualidade de vida e longevidade dos pets Reprodução internet
Petiscos podem, mas com moderação porque eles também contêm calorias Reprodução Internet
Para saber se está dando a alimentação adequada leia as recomendações nas embalagens dos alimentos Reprodução Internet

Comentários