É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Veja dicas para ajudar os pets a enfrentarem o clima seco

Assim como nós, os animais apresentam sintomas como coceiras nos olhos, boca seca, cansaço, dificuldade para respirar e desidratação

Por MARIA INEZ MAGALHÃES

 Cansaço é um dos sintomas dos pets em períodos de clima seco
Cansaço é um dos sintomas dos pets em períodos de clima seco -

Os últimos dias têm sido muito secos com baixíssima umidade do ar, o que afeta os cães e gatos. A rede Petz registrou aumento de 60% no atendimento de animais com problemas respiratórios e oculares nesse período seco. Assim como nós, os pets apresentam sintomas como coceiras nos olhos, boca seca, cansaço, dificuldade para respirar e desidratação. Cães com focinho curto ou achatado (braquicefálicos) são os mais afetados porque já têm dificuldade para respirar.

A veterinária Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz, dá dicas para ajudar amenizar os efeitos do clima seco em nossos peludos. Evitar caminhadas longas e brincadeiras ativas, principalmente entre 10h e 16h; levar água nos passeios; deixar toalha molhada ou bacia com água nos locais dos pets; usar umidificadores de ar; hidratar com produtos próprios para pets; fazer inalação com soro fisiológico para animais com problemas respiratórios e limpar os olhos com solução fisiológica e algodão delicadamente.

Deve-se observar se o animal está comendo, ativo e brincando, e fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular, além de dificuldade respiratória grave. Nessa época, aumenta o risco de contrair a traqueobronquite canina e a rinotraqueite felina. Caso não sejam tratados, eles podem causar complicações e até pneumonia. A vacinação deve estar em dia, principalmente contra a gripe. E um check-up ajuda na prevenção e no diagnóstico precoce de problemas. E lembre-se: a qualquer sinal de alteração no comportamento do pet, procure um veterinário. Quem ama, cuida!

'AMIGÃO' ESTÁ DE VOLTA EM NOVO LIVRO

'Juntos para sempre' é a continuação do best-seller 'Quatro vidas de um cachorro' - Divulgação

Mesmo sentindo falta de Ethan, a quem dedicou sua vida, Amigão continua fiel e obediente a Hannah, viúva de seu dono. O cão acredita que fez muitas coisas boas em suas inúmeras vidas e que já cumpriu o seu propósito, mas tudo muda quando Glória chega à fazenda. Quer saber mais? A história está no 'Juntos para Sempre', de W. Bruce Cameron, lançamento da HarperCollins Brasil. O livro é a continuação de 'Quatro Vidas de Um Cachorro', best-seller do mesmo autor, adaptado para o cinema. 'Juntos para Sempre' também irá para a telona em 2019. Por R$ 29,90 nas principais livrarias.

CAMPANHA ARRECADA DOAÇÕES PARA ONG

O Grupo Cataratas e o RioZoo estão em campanha pela ONG Focinhos de Luz, que abriga animais em situação de risco. Visitantes que doarem um saco de ração ou material de limpeza até 6 de agosto ganham 50% de desconto no ingresso do Zoológico. A iniciativa é em comemoração pelo Dia do Amigo, festejado na sexta-feira. Eu apoio!

PARCEIRA MUNDIAL EM PROL DOS BICHOS

A Mars Incorporated é a primeira empresa parceira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em prol dos animais. A novidade vai transformar a vida dos bichos incentivando empresas a contribuírem com parte dos gastos em mídia para o bem-estar animal. É o The Lion's Share, fundo que estima que 20% dos anúncios têm bichos que nem sempre recebem apoio.

ME LEVA?

mingau - divulgação

Oi. Sou o Mingau, tenho, cerca de 7 meses e estou à espera de uma família no Centro de Reabilitação Pata Amiga dos tios Randel e Chris. Sou castrado FIV positivo e FELV negativo, mas isso não me impede de amar e ser amado: crpataamiga@gmail.com.

 

AGORA É LEI.

Cães e gatos não podem mais passar de 8 horas seguidas expostos para vendas no Rio. A lei é do deputado Jânio Mendes (PDT), sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão na última sexta-feira, e vai regulamentar a venda de pets.

Comentários